TJES e governo do Estado celebram acordo para projetos inovadores no ES

Da esquerda para a direita dois homens e uma mulher se reúnem em uma mesa de tampo de vidro. O homem ao centro assina um documento enquanto olha para a câmera.

Presidente do TJES, Corregedor Geral da Justiça e Secretária de Estado Lenise Loureiro assinam termo de cooperação com o objetivo de aumentar a eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública e nos serviços à sociedade.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior e a Secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Menezes Loureiro, assinaram, na tarde desta terça-feira (27/8), um acordo de cooperação técnica entre o Poder Judiciário e o Governo do Estado, para fomentar a adoção de práticas e projetos inovadores no Espírito Santo.

De acordo com o termo de cooperação técnica, o objetivo do convênio é promover mais eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública e na prestação de serviços à sociedade.

A cooperação entre os órgãos participantes consistirá em uma série de ações, tais como: promover estudos e ações de interesse comum que envolvam a aplicação ou o desenvolvimento de práticas inovadoras; compartilhar práticas, conhecimentos e experiências referentes à inovação no setor público; realizar eventos e ações de divulgação da temática da inovação e, por fim, estender aos servidores dos órgãos participantes a participação em eventos e ações de capacitação e desenvolvimento profissional promovidos por suas unidades competentes.

Essas ações serão planejadas e executadas de acordo com Plano de Trabalho, que deverá ser elaborado em até 30 dias após a assinatura.

Segundo o termo de cooperação técnica, as unidades coordenadoras da execução e do acompanhamento do acordo serão: No TJES, o Centro de Inteligência Artificial da Corregedoria Geral da Justiça e, na SEGER, a Subsecretaria de Inovação na Gestão (SUBGES).

O Corregedor Geral da Justiça, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, destacou a importância do acordo assinado nesta terça-feira (27): “Temos apenas que agradecer essa oportunidade de celebrar esse acordo de cooperação que vai permitir um trabalho conjunto entre as duas instituições, e vai permitir, inclusive, que possamos acompanhar parte dos projetos que a SEGER está desenvolvendo e, também o contrário, que nós possamos contribuir de alguma forma com o aprimoramento da atuação do Poder Judiciário, com reflexo no Poder Executivo e na população”, declarou o Corregedor.

Para a Secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Menezes Loureiro, o compartilhamento de informações é positivo para todos os envolvidos: “Nós queremos sempre fazer parceiros nas administrações, nos poderes, e compartilharmos todas as soluções que tivermos. Recentemente compartilhamos nosso sistema de recursos humanos com a presidência do Tribunal de Justiça. Penso que todas as possibilidades de avanços que tivermos, temos que compartilhar, seja de um lado ou de outro”, ressaltou a Secretária, que estava acompanhada do gerente de gestão da inovação da SEGER, Pedro Henrique Trindade.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, também agradeceu a parceria do governo do Estado: “Faço minhas as considerações feitas pelo desembargador Samuel Meira Brasil. Também registramos o nosso agradecimento, nosso reconhecimento pela eficácia desse acordo, realmente extremamente importante para nós”, destacou o Presidente.

Parceria para solucionar desafios da Administração Pública

A Secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Menezes Loureiro, esteve em maio deste ano no Tribunal de Justiça, para convidar o TJES ara participar do programa do governo que visa solucionar desafios da administração pública.

A secretária apresentou ao Presidente do TJES, o programa PitchGovEs, do governo do Estado, que prevê a participação de startups de todo o País, na solução de desafios da administração pública, otimizando recursos e melhorando a vida do cidadão. De acordo com o projeto, as startups contribuirão com métodos, experiências e ferramentas tecnológicas.

A secretária convidou o Tribunal de Justiça para também participar do programa. Na ocasião, o presidente do TJES se colocou à disposição e elogiou a iniciativa do governo estadual.

Sistema Integrado de Administração de RH

O governador Renato Casagrande, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, e a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, assinaram, no dia 01 de julho deste ano, o Termo de Cooperação Técnica, que estende a utilização do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes) ao Tribunal de Justiça.

O sistema é uma ferramenta consolidada na gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamentos do Poder Executivo do Estado, que integra os dois registros e facilita a obtenção de informações sobre o pessoal visando a tomada de decisões estratégicas.

Vitória, 27 de agosto de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br