TJES entregou Sistema Painel de Gestão aos juízes do ES para analisar a produtividade das Varas

A ferramenta permite aos gestores a análise de dados, de forma rápida, a fim de auxiliar no gerenciamento das unidades judiciárias.

O Poder Judiciário do Espírito Santo lançou nesta sexta-feira (13), no Salão Pleno do Tribunal de Justiça (TJES), o Painel de Gestão, uma nova ferramenta digital que permite aos gestores a análise, de forma rápida, das demandas de trabalho e produtividade, auxiliando no gerenciamento das Varas. Com a plataforma, disponível na intranet, os juízes poderão identificar os pontos de congestionamento de processos e definir estratégias para aprimorar a prestação jurisdicional.

O lançamento aconteceu durante uma reunião de trabalho com a presença dos juízes de Direito da Comarca da Capital, que foram convocados, e de magistrados das demais Comarcas, que foram convidados para o evento.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, ressaltou que o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo vem procurando, embora diante de suas dificuldades, promover ações que venham ao encontro de auxiliar na melhoria da prestação jurisdicional. “Consideramos uma importante entrega, porque permitirá aos senhores conhecerem os dados das suas unidades judiciárias, ao mesmo tempo que poderão, com base nessas informações, adotar procedimentos julgados convenientes para a melhoria e celeridade da tramitação processual”, disse o presidente aos magistrados que acompanharam o lançamento.

O juiz Marcelo Bressan, gestor da Meta 2 do CNJ e membro do comitê de taxonomia, acompanhado do secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Vinícius Arimatéa, e da servidora da Assessoria de Planejamento do TJES, Rita Almeida, apresentou a ferramenta Painel de Gestão. O magistrado contou que a ideia surgiu durante as reuniões do grupo de juízes gestores de Metas do CNJ, e foi muito bem recebida pelo presidente do TJES, e pelo desembargador Fabio Clem, que é o presidente do Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação.

O Painel de Gestão é dividido em dois ambientes. O primeiro é denominado “Gestão da Vara” e apresenta dados gerais relevantes para o controle de cada unidade judiciária como, por exemplo, a quantidade de processos distribuídos, conclusos, parados no cartório, além do número de sentenças, decisões e despachos. Todas as informações são compiladas e exibidas por meio do sistema de informática Business Intelligence (B.I).

Para Bressan, com os dados, que podem ser visualizados por meio de gráficos, o juiz pode definir quais as melhores estratégias de ação para lidar com o aumento de demandas relativas a determinada classe de processos, como a definição de um novo fluxograma para um tipo específico de ação, por exemplo.

O segundo ambiente, chamado de “Medidas do CNJ”, traz os dados compilados conforme os parâmetros utilizados pelo Conselho Nacional de Justiça na análise estatística de todos os Tribunais Brasileiros. É possível saber, por exemplo, a taxa de congestionamento, os casos novos, os pendentes, os baixados, de acordo com a métrica determinada pelo CNJ, e acompanhar se as metas estão sendo cumpridas. E ainda há um botão de Informação, simbolizado pela letra “I”, que direciona o usuário para um glossário com a definição daquela determinada medida, para melhor compreensão.

A assessora de Planejamento, Rita Almeida, também destacou a importância da correta alimentação dos dados no momento do cadastramento do processo, do lançamento específico de cada provimento judicial e de cada movimento cartorário, para a fidelidade das estatísticas apresentadas no painel.

Segundo a servidora, o painel de gestão de metas traz o comportamento de cada uma das unidades judiciárias em relação a cada uma das metas, sendo os movimentos o próprio reflexo da atividade jurisdicional. “O movimento constante da tabela processual unificada é fundamental para refletir a atividade judicial”, enfatizou a servidora.

O Painel de Gestão foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação: Carlos Vinícius Arimatea, secretário de T.I.; Luiz Borges, coordenador de Desenvolvimento; e os servidores Carlos Henrique Correia, Chales Moreira, Gabriela Tavares, Bruno Parreira e Alamir Louro. E, ainda, contou com o apoio dos servidores do Núcleo de Estatística: Magno Neto, Ana Clara Guedes e Rita Almeida.

A ferramenta foi apresentada nos novos telões instalados no Salão Pleno do Tribunal de Justiça na última segunda-feira (09), com o objetivo de fornecer suporte multimídia para eventos, apresentações, reuniões e outras atividades realizadas no âmbito do Poder Judiciário Estadual.

O desembargador Sérgio Gama também anunciou, durante a reunião, que o Tribunal realizou, com êxito, a licitação para a aquisição de equipamentos de sistema de gravação de audiências, que permitirá que os juízes realizem as audiências e depoimento especial, com a garantia de segurança no armazenamento dos dados, além de conferir maior dinâmica às sessões, vez que será reduzido o tempo e, como consequência, haverá maior celeridade processual. A instalação em todas as unidades do Poder Judiciário será comunicada posteriormente.

Além disso, o presidente do Tribunal de Justiça agradeceu aos juízes pela contribuição para a consolidação do Poder Judiciário como efetivo instrumento de Justiça. “Reitero os meus agradecimentos e renovo minha felicidade, ante o comprometimento de cada colega com a prestação jurisdicional, o que resultou nos números recentemente apresentados pelo Conselho nacional de Justiça, em que no Índice de Atendimento à Demanda (IAD) atingimos a 2ª colocação dentre os Tribunais Estaduais e a 1ª colocação dentre os Tribunais Estaduais de porte médio, com índice de 153,5%”.

A desembargadora Janete Vargas Simões, presidente do Grupo de Trabalho que acompanha o cumprimento das Metas Nacionais do CNJ no Judiciário do Espírito Santo, também agradeceu aos magistrados pelo maravilhoso trabalho executado durante o ano e pelo excelente resultado obtido.

Serviço

 

Para o aperfeiçoamento da nova ferramenta e correção de eventual inconsistência de dados, todos os usuários podem enviar sugestões e críticas pelo e-mail: homologpainel@tjes.jus.br

Vitória, 13 de setembro de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle e Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br