Tribunal de Justiça faz abertura do curso de Facilitadores em Oficina de Divórcio e Parentalidade

O evento, que acontece durante a Semana Nacional da Conciliação, contou com a presença da Conselheira do CNJ Desembargadora Daldice Santana de Almeida.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), realizou a abertura do primeiro Curso de Formação de Facilitadores em Oficina de Divórcio e Parentalidade, nesta quinta-feira (30). A formação, que integra as ações da Semana Nacional da Conciliação do CNJ, continua nessa sexta-feira (01/12), no auditório da Corregedoria Geral da Justiça.

A abertura contou com a presença do Presidente do TJES, Desembargador Annibal de Rezende Lima; da Conselheira do CNJ, Desembargadora Daldice Santana de Almeida; da Coordenadora do Nupemec, Desembargadora Janete Vargas Simões; do Presidente do Forfam, Juiz Fábio Gama; e da instrutora da oficina de divórcio, Juíza Vanessa Aufiero da Rocha.

A Desembargadora Janete Vargas Simões explicou que a oficina é uma nova ferramenta para a solução adequada de conflitos nas Varas de Família. “Nós temos diversas ferramentas e essa oficina de divórcio e parentalidade potencializa o uso de meios adequados de solução de conflitos”, ressaltou a Coordenadora do Nupemec.

Essa é a primeira etapa do curso, que tem a participação de mediadores, juízes, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública. Em um segundo momento, haverá a parte prática da formação, que tem por objetivo auxiliar pais e filhos a lidarem com o momento do divórcio. O projeto não tem a pretensão de orientar casos específicos ou resolver disputas individuais. Mas, sim, construir um espaço de diálogo disponível, como mais uma ação para a prevenção dos conflitos, incentivando o novo formato de entendimento entre o casal em processo de divórcio e sua atuação zelosa na educação e convivência mútua com os filhos.

Durante o evento, também foi assinado o primeiro acordo celebrado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJES. O acordo, histórico e emblemático, foi assinado pelo Subprocurador-geral de Justiça (MPES), Josemar Moreira, e pelo Subprocurador da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Erfen José Ribeiro Santos, representando o MPES e o Estado, partes no processo.

A Conselheira do CNJ Desembargadora Daldice Santana de Almeida falou sobre a importância simbólica da presença do Presidente do TJES, Desembargador Annibal de Rezende Lima, na solenidade, da homologação do acordo e da realização do curso. A Conselheira do CNJ também elogiou muito a atuação da Desembargadora Janete à frente das ações de conciliação no Espírito Santo.

A Desembargadora Daldice proferiu, ainda, a palestra inaugural intitulada “A Importância das Ferramentas Autocompositivas nas Varas de Família”. Logo após, a Juíza Vanessa Aufiero da Rocha e as psicólogas Cristina Palason Moreira Cotrin e Fabiana Cristina Aidar da Silva passaram a conduzir a formação, que continua na sexta-feira (01/12).

Entre os conteúdos previstos na Oficina de Divórcio e Parentalidade, estão: a oficina como instrumento para a propagação da cultura de paz; metodologia, recursos; alienação parental, comunicação não-violenta e empatia; oficina de pais, crianças e adolescentes; como lidar com situações difíceis e resultados práticos.

Vitória, 30 de novembro de 2017

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações do Nupemec) | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br