Tribunal de Justiça do Espírito Santo realiza ação de mediação de processos cíveis e de família em Cariacica

Fachada do Fórum de Cariacica com as bandeiras do Estado do Espírito Santo e a do Brasil tremulando ao vento

Pauta concentrada, de processos previamente definidos, acontece de 23 a 26 de abril, e conta com a participação de mediadores judiciais em formação.

O Poder Judiciário do Espírito Santo, por meio do 7º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), realiza esta semana, de 23 a 26/04, uma ação de mediação de 32 processos cíveis e de família das unidades judiciárias de Cariacica.

A pauta concentrada conta com a participação de 24 mediadores em formação e a supervisão do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que tem como supervisora a desembargadora Janete Vargas Simões.

As instrutoras Jaklane de Souza Almeida e Márcia Cristina de Godoys Monteiro, capacitadas em mediação judicial pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a servidora Maria Nerli Zanelato Acerbi são responsáveis por acompanhar os novos mediadores nessa parte prática.

Os processos em que forem celebrados e homologados os acordos serão arquivados imediatamente. Já os processos em que as partes não chegaram a um consenso continuarão tramitando normalmente.

A instituição da pauta concentrada de mediação judicial leva em consideração o Novo Código de Processo Civil, a Lei da Mediação e a Resolução 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política de Tratamento adequado de Resolução de Conflitos.

Mediação

A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema. A Mediação pode ser realizada tanto na fase processual, como na fase pré-processual, ou seja, antes do ajuizamento da ação.

Atualmente, o TJES possui 73 mediadores judiciais cadastrados que, após a formação, realizam trabalhos de mediação voluntariamente nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Poder Judiciário Estadual.


Serviço

Relação de Mediadores Judiciais


Vitória, 23 de abril de 2018.

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br