TJES recebe mandado de segurança impetrado por academias do Estado

Halteres em primeiro plano em uma foto de pessoas treinando em academia de musculação.

Em razão da relevância e complexidade da matéria, o decano da corte decidiu solicitar informações das autoridades coatoras antes de analisar o pedido liminar proposto.

O desembargador Adalto Dias Tristão recebeu um mandado de segurança, com pedido liminar, impetrado por empresários do ramo de academia, questionando ato do governador do Estado, que limitou o funcionamento do serviço.

De acordo com os impetrantes, o último decreto publicado pelo chefe do executivo estadual torna inviável o funcionamento de academias com espaço físico maior do que 75 m². Além disso, eles ressaltam que a severidade das restrições determinadas devido à pandemia inviabiliza o exercício das atividades empresariais e esbarra em dois princípios, que são a segurança e saúde públicas e a livre iniciativa.

Segundo os empresários, os atos administrativos são anti-isonômicos, uma vez que criam uma desvantagem para as academias que possuem um espaço físico com dimensões acima de 75 m², privilegiando as de pequeno porte.

Em razão da relevância e complexidade da matéria, o decano da corte decidiu solicitar informações das autoridades coatoras, o governador do Estado e o secretário estadual de saúde, antes de analisar o pedido liminar proposto.

Após o cumprimento da solicitação, o desembargador Adalto Dias Tristão realizará a análise do pedido liminar do mandado de segurança impetrado.

Vitória, 29 de maio de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Isabella de Paula | ihpaula@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br