Unidades prisionais recebem doação de livros para o Projeto Remição pela Leitura

grupo de internos e internas do sistema prisional posa para fotos segurando livros. Entre eles está a juíza coordenadora do projeto "Remissão pela Leitura".

A iniciativa atenderá, inicialmente, 75 internos e internas, com rodízio de livros entre os participantes.

O Projeto “Remição pela leitura”, de iniciativa da juíza Patrícia Faroni, da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, ganhou uma nova parceira, a Azul Limão Alado, entidade sem fins lucrativos, que promoveu a entrega de livros, computadores e fones para a inauguração de turmas de remição pela leitura em unidades prisionais do Espírito Santo na última sexta-feira (10).

grupo de internos do sistema prisional assiste palestra. Todos afastados e usando máscara.

Ao todo, foram destinados 75 livros, sendo 30 livros para a Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV), 30 para a Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV) e 15 para o Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC). Também foram entregues 75 fones e 08 computadores, sendo 04 para a CASCUVV e 4 para a CPFC. A PSVV já havia recebido 06 computadores anteriormente.

O projeto atenderá, inicialmente, 75 internos e internas, com rodízio de livros entre os participantes. Os cinco primeiros livros a serem lidos são: A mão esquerda da escuridão, de Ursula Le Guin; Literatura, pão e poesia, de Sérgio Vaz, O sedutor do Sertão, de Ariano Suassuna; O perigo de uma história única, de Chimamanda Adichie, e Por um fio, de Drauzio Varella.

grupo de internas do sistema prisional assiste palestra. Todas afastadas e usando máscara.

Segundo a juíza Patrícia Faroni, de acordo com a Resolução 391/2021, do CNJ, a remição de pena pela leitura tem caráter voluntário e podem ser beneficiados todos aqueles que cumprem pena independente do regime de privação de liberdade: “Terão direito à remição de pena pela leitura os reeducandos que comprovarem a leitura de qualquer obra literária, independente de participação ou lista prévia de títulos autorizados”.

Vitória, 13 de setembro de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br