Vara de Execuções Penais de Vila Velha realiza abertura do Projeto Correndo para Vencer

mulheres reeducandas do centro prisional feminino de cariacica praticando corrida vestidas com roupas de ginástica.

Evento contou com convidados virtuais e presenciais, em uma cerimônia transmitida pelo canal do TJES no youtube.

A Vara de Execuções Penais de Vila Velha realizou, nesta quarta-feira (21/10) a abertura do projeto Correndo para Vencer, que busca melhorar a qualidade de vida das reeducandas do Centro Prisional Feminino de Cariacica.

A cerimônia foi transmitida pelo canal do Tribunal de Justiça no Youtube e contou com a participação virtual do supervisor e da coordenadora das varas criminais e de execuções penais do TJES, desembargador Fernando Zardini Antonio e juíza Gisele Souza de Oliveira; do presidente do TRE-ES, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior; da desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira, do juiz assessor especial da presidência do TJES, Felipe Morgado Horta, de desembargadores, juízes, promotores, advogados e parceiros do projeto.

juíza Patrícia Faroni falando sentada em frente ao um laptop

“O objetivo é trazer benefícios físicos emocionais e mentais, pois trabalha com o psicológico das internas, ocupa a mente, eleva a autoestima, combatendo a depressão e a solidão. O exercício físico vem para somar no tratamento e na ressocialização dessas internas, preparando a sociedade para recebê-las como pessoas melhores e transformadas”, explicou a juíza idealizadora Patrícia Faroni.

Pessoas de máscara cirúrgica posando para uma foto

O projeto já conquistou vários apoiadores que doaram tênis, camisas, lanches e materiais esportivos, entre eles o Ministério Público Estadual (MPES), a Defensoria Pública e diversas Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), que prestigiaram pessoalmente o primeiro dia de treino.

“Esse projeto é de suma importância não só para elas, mas para a sociedade que vai ter pessoas mais integradas e ressocializadas nesse momento”

Anabela Galvão (Vice-Presidente da OAB)

Bola, elástico, abdominais e agachamento. É assim que as 10 reeducandas participantes irão se preparar diariamente, com treinamentos elaborados de forma voluntária pelos professores Leo Magnano e Rainer França. Na primeira etapa, o intuito é ganhar condicionamento físico para os treinos específicos. Depois, as corridas serão feitas dentro e no entorno da unidade.

O treinamento é diário. Daqui a 15 dias a gente faz uma revisão do desempenho e uma escolha de performance, para ver a evolução. E a periodização é trocar os exercícios a cada 30 dias. Temos o cuidado de ver como elas estão progredindo e o que podemos aperfeiçoar, explicou o treinador Leo Magnano.

A ideia é que quando as corridas de rua voltarem a acontecer, as internas participem de pelo menos 05 provas por ano. Até mesmo a Laysla, que já praticava corrida desde os 15 anos, está motivada com a novidade.

“Esse projeto está sendo muito bom pra mim e espero colher bons frutos não só aqui mas para a vida toda”, comemorou a reeducanda.

Veja como foi a transmissão ao vivo da abertura do projeto.

 

Vitória, 21 de outubro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br