O diretor da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), desembargador Júlio César Costa de Oliveira, participou como palestrante do II Congresso Nacional de Magistrados Judiciais (CONMAJ), realizado entre os dias 3 e 5 de setembro, na cidade do Lubango, província da Huíla, em Angola.
A participação da Emes contou também com a presença dos juízes coordenadores acadêmicos, Dra. Maria Izabel Pereira de Azevedo Altoé e Dr. Gustavo Procópio, reforçando a presença institucional da escola.
Promovido pela Associação dos Juízes de Angola (AJA), o congresso reuniu magistrados judiciais, autoridades do sistema de Justiça e convidados de diferentes países de língua portuguesa, em um importante espaço de diálogo e intercâmbio internacional.
A abertura do evento contou com a presença de importantes autoridades angolanas, entre elas o presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), juiz conselheiro Norberto Sodré João, além de autoridades do sistema de Justiça e representantes de instituições angolanas.
Durante sua contribuição como palestrante, o desembargador Júlio César Costa de Oliveira compartilhou experiências da magistratura brasileira e contribuiu para as discussões sobre o fortalecimento da Justiça, o aperfeiçoamento da atividade judicial e a importância da formação permanente dos magistrados.
Com o lema “Magistratura Ética, Coesa e Independente”, o evento promoveu reflexões sobre ética e deontologia profissional, independência dos tribunais, condições para o exercício da função judicial, formação de magistrados e o papel do associativismo no fortalecimento da magistratura.
A presença da Emes nesse encontro reafirma o compromisso da Escola com a formação continuada, o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação internacional, aproximando a magistratura brasileira de instituições e profissionais do sistema de Justiça dos países de língua portuguesa.