Curso remoto Simplificação Textual, de 21 a 23 de novembro

A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), a partir de iniciativa da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), promove o curso Simplificação Textual, a ser ministrado remotamente por Natallie Reikdal Cervieri, de 21 a 23 de novembro de 2022, das 13h às 16h, por meio de videoconferência com transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES).

Para democratizar o conhecimento do Direito, aproximando cidadãos e cidadãs do Poder Judiciário, é necessária uma comunicação simples, objetiva, direta e inclusiva, de forma a promover a acessibilidade também no âmbito linguístico.

Diante disso, o curso tem como objetivo apresentar conceitos, bases legais e metodologia para simplificação textual, assim como instruir a redação de diferentes textos a partir desta abordagem.

Serão abordados os seguintes tópicos: 1. A importância do estabelecimento de uma boa comunicação; 2. Conceito de linguagem simples; 3. Bases legais relacionadas à linguagem simples; 4. Linguagem simples e Direito 4.0; 5. Dados de compreensão leitora no Brasil; 6. Princípios da linguagem simples; 7. Estratégias de simplificação textual; 8. O que estrutura um texto complexo; 9. Legibilidade, inteligibilidade e acessibilidade textual; 10. Níveis de leitura a partir da abordagem de Rudolph Flesch; 11. Calculadora de leiturabilidade e recurso de legibilidade textual; 12. Aplicação da simplificação textual; e 13. Construção de iniciativas em simplificação textual.

Natallie Reikdal Cervieri é trainee de Gestão da Inovação em Políticas Públicas no Laboratório de Inovação da Gestão do Governo do Espírito Santo (LAB.ges), com formação em Biomedicina e Ciências Biológicas.

As vagas são limitadas, de acordo com as especificidades da plataforma a ser utilizada.

Inscrição em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScENgjYQq0icaZbmpnTVGtmHJGoSDUURqiX_tgUZloa0Xfxww/viewform.

A ação atende a preceitos da Resolução TJES 12/2021, que define o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período de 2021 a 2026, a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Macrodesafio CNJ S 01 (garantia dos direitos fundamentais), Estratégico TJES S 01.02 (promover a acessibilidade), Macrodesafio CNJ AC 10 (aperfeiçoamento da gestão de pessoas) e Objetivo Estratégico TJES AC 10.01 (consolidar a valorização de magistrados/as e servidores/as).