Missão e visão

A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) coordena cursos e eventos dirigidos a integrantes do Poder Judiciário estadual, em especial magistrados(as) e servidores(as).

Seu objetivo é propiciar o aperfeiçoamento profissional dos membros Poder Judiciário do Estado, de modo a contribuir para a otimização dos serviços prestados à sociedade.

Integrante da estrutura organizacional do Tribunal de Justiça, a Emes ocupa, atualmente, o 1º andar da Corregedoria Geral da Justiça estadual, em Vitória.

Mesmo sediada fisicamente na capital, a escola promove atividades de treinamento em todo o Espírito Santo, em colaboração com as secretarias das comarcas, atendendo às especificidades de cada unidade jurisdicional.

Para os/as magistrados/as, destacam-se o Curso de Formação Inicial, o Curso de Vitaliciamento e, por fim, o Curso de Formação Continuada, além de eventos diversos, como seminários e colóquios de âmbito nacional e internacional.

Já para os/as servidores/as há o Curso de Formação Inicial e os cursos regulares, aos quais se somam os eventos nacionais e internacionais de ampla participação.

Além disso, a Emes firma convênios de cooperação mútua com outros órgãos públicos e com demais instituições a fim de ampliar o acesso de membros do Poder Judiciário estadual a cursos e eventos de aprimoramento profissional.

Há ainda atividades abertas ao público, com entrada franca, em geral no formato de palestras integrantes de seminários e, também, de colóquios.