A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove o curso Gestão Humanizada, a ser ministrado remotamente por Sophia Santos David, de 17 a 21 de junho de 2024, das 8h às 11h30, por videoconferência, para integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES).
Em um universo laboral altamente automatizado e sistematizado, com sobrecarga de trabalho e processos cada vez mais intensificados, há o risco de se tornarem comuns, infelizmente, a exaustão e a insatisfação.
Hoje se faz necessário encontrar um equilíbrio entre a digitalização e a humanização no ambiente laboral, para garantir que as pessoas se sintam valorizadas, engajadas e capazes de desempenhar suas atribuições funcionais de forma não só eficaz, mas também gratificante.
Uma capacitação profissional que visa o entendimento da gestão humanizada, portanto, pode resultar em equipes mais engajadas, motivadas, produtivas e comprometidas com os objetivos da administração, favorecendo inclusive a interação do órgão com a sociedade.
Diante disso, o objetivo do curso é incentivar a prática de um modelo de gestão colaborativa, de crescimento e apoio coletivo, fortalecendo o olhar humano e a compreensão das individualidades, de modo a construir relações mais empáticas, com base na comunicação assertiva e na mentalidade de liderança, bem como na qualidade de vida.
Serão abordados os seguintes tópicos: (1) a Era 4.0 e a nova visão do trabalho; (2) o universo emocional e a humanização; (3) comunicação assertiva como base da gestão humanizada; e (4) o papel da liderança humanizada nas relações.
Sophia Santos David é psicóloga e professora, atuando na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), com experiência em temas como inteligência emocional, gestão de conflitos, desenvolvimento de equipes, excelência do atendimento e autoliderança, entre outros.
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade do espaço e das especificidades da metodologia adotada.
Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf73wGkQ-qU6UauHEq7dGe3cSSDjUC6A6adQYBHEbRI8iKh-A/viewform.
Inicialmente, o curso aconteceria de forma presencial; contudo, foi preciso alterar o formato, que passou a ser remoto. A ação atende a preceitos do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período, definido a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).