A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove o curso Racismo Institucional no Brasil: Uma Abordagem Histórica e Conceitual Dialogada com os Eixos Mercado de Trabalho, Saúde e Sistema de Justiça (com Ênfase nas Comissões de Heteroidentificação), a ser ministrado remotamente pela Profa. Dra. Amanda Palomo Alves, em 5, 6, 9, 10, 11, 12 e 13 de setembro de 2024, das 8h às 11h, por videoconferência, para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES).
Por compreender que o racismo brasileiro é estrutural, mas também sistêmico e institucional, uma das premissas a ser desenvolvida durantes as aulas é a de que reconhecer a existência dessa dimensão da desigualdade racial se mostra essencial para o seu enfrentamento, que abrange questões relacionadas a mercado de trabalho, saúde e sistema de justiça.
Diante disso, o curso tem como objetivo compreender a historicidade e a dinâmica do conceito, de modo a refletir sobre a reprodução do racismo institucional nos setores público e privado, que incide na formulação e no monitoramento de políticas públicas acerca dos direitos da população negra, ainda violados.
Serão abordados os seguintes tópicos: (1) conceito de racismo institucional; (2) racismo institucional e relações de trabalho no Brasil; (3) racismo institucional e saúde da população negra brasileira; e (4) racismo institucional e sistema de justiça.
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada.
Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6GTCjf6oYgHpoqywBSfNEfMTGNAVO7Qxu6utHODifbUn-bQ/viewform.
A ação atende a preceitos do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período, definido a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).