Curso remoto Elaboração de Ementas, em 10 e 12 de março de 2025

A partir de iniciativa da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove o curso remoto Elaboração de Ementas, a ser ministrado por Ester Motta, em 10 e 12 de março de 2025, das 8h às 11h30, por videoconferência, para assessoras jurídicas e assessores jurídicos do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES).

O curso, de caráter teórico e prático, tem como objetivo aprimorar a redação de ementas jurisprudenciais, de acordo com as orientações constantes na Recomendação CNJ 154/2024.

Serão abordados os seguintes tópicos: Serão abordados os seguintes tópicos: (1) noções gerais sobre o texto no mundo jurídico; (2) princípios gerais de redação no mundo jurídico; e (3) a ementa jurisprudencial.

Ester Motta é pedagoga e professora, com doutorado em Estudos da Linguagem, tendo atuado, ainda, como taquígrafa e revisora linguística do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), pelo qual se aposentou.

As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada.

Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://sistemas.tjes.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/inscricao.xhtml?urlInsc=202512535583f8a.

A ação atende a preceitos do planejamento estratégico do TJES para o período, definido a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).