A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove o curso presencial Inteligência Artificial na Atividade Judicial, a ser ministrado por Eduardo Pinheiro Monteiro, em 27, 28 e 31 de março de 2025, das 8h às 11h, na Sala 3 da Emes, para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES).
A inteligência artificial (IA) tem transformado significativamente diversos setores, incluindo o sistema judicial.
O uso de ferramentas de IA pode otimizar a análise de dados, automatizar tarefas repetitivas e auxiliar na tomada de decisões, proporcionando maior eficiência e celeridade aos processos judiciais; no entanto, a adoção da IA exige conhecimento sobre o seu funcionamento e as suas limitações, além de requerer, ainda, um diálogo amplo sobre os desafios éticos e jurídicos envolvidos.
Diante disso, o curso tem como objetivo proporcionar uma visão introdutória sobre inteligência artificial, com ênfase em ferramentas de IA generativa (ChatGPT, Copilot e Gemini), destacando sua aplicação no contexto jurídico, bem como debatendo os princípios éticos e de segurança relacionados ao assunto.
Serão abordados os seguintes tópicos: (1) fundamentos da inteligência artificial; (2) classificação e evolução; (3) IA generativa e suas aplicações; e (4) uso ético, seguro e responsável da IA na atividade judicial.
Eduardo Pinheiro Monteiro atua no Governo do Espírito Santo, além de possuir experiência como professor e analista de Tecnologia da Informação, com mestrado em Políticas Públicas; entre outras contribuições, fundou a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada à Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES).
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade do espaço e das especificidades da metodologia adotada.
Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://sistemas.tjes.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/inscricao.xhtml?urlInsc=2025125f06a934b.
Recentemente, consagrando mais uma conquista da gestão atual da Emes, foi implementado um sistema de gestão próprio para escolas judiciais, chamado EmeronWeb Emes; ao realizar a primeira inscrição, é necessário prestar atenção máxima aos dados cadastrados, de modo a garantir a correção das informações que alimentará o sistema, dentro do qual será registrado, daí em diante, todo o histórico de atividades educacionais realizadas no âmbito de nosso setor.
A ação atende a preceitos do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período, observando diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).