Semana da Acessibilidade, Inclusão e Linguagem Simplificada, entre 10 e 15 de abril de 2025

A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove a Semana da Acessibilidade, Inclusão e Linguagem Simplificada, entre 10 e 15 de abril de 2025, para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) e público externo — de acordo com a organização abaixo, que apresenta, primeiro, ações presenciais a serem ministradas no auditório da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo (CGJ-ES), e, logo depois, as demais atividades planejadas para o período.

Dia 10, reunião de abertura, a partir das 10h, com o Des. Jorge Henrique Valle dos Santos, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES).

Dia 11, palestras, das 13h às 16h, com o Dr. Márcio Cruz, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), primeiro juiz de primeiro grau cego da história da Justiça do Trabalho no Brasil, e com o Des. Jorge Henrique Valle dos Santos, para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) e público externo.

Dia 15, palestra Praticando a Acessibilidade e Inclusão Social, das 14h às 16h, com Fabio Buaiz de Lima, coordenador de Gestão da Informação Documental do TJES, para todo o PJES e público externo.

As atividades preveem ainda visitas a escolas públicas, em que magistradas e magistrados estaduais apresentarão, no dia 10, as cartilhas Acessibilidade e Inclusão e Linguagem Simplificada; já no dia 14 acontecerá uma visita guiada de estudantes da rede pública ao Tribunal de Justiça estadual, em cooperação com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Vitória.

As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade do espaço e das especificidades da metodologia adotada.

Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://sistemas.tjes.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/inscricao.xhtml?urlInsc=20252107a6a3a64.

Recentemente, consagrando mais uma conquista da gestão atual da Emes, foi implementado um sistema de gestão próprio para escolas judiciais, chamado EmeronWeb Emes; ao realizar a primeira inscrição, é necessário prestar atenção máxima aos dados cadastrados, de modo a garantir a correção das informações que alimentará o sistema, dentro do qual será registrado, daí em diante, todo o histórico de atividades educacionais realizadas no âmbito de nosso setor.

Acerca da temática, haverá ainda o curso Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência — mais informações em https://www.tjes.jus.br/emes/5049-2/.

As ações atendem a preceitos do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período, observando diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).