Curso remoto Gestão Judicial para Diretores do Foro: Inovação, Rede de Colaboração e Gestão do Conhecimento na Contemporaneidade, em 15 de outubro (Ciclo de Aprimoramento em Gestão)

A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove o curso Gestão Judicial para Diretores do Foro: Inovação, Rede de Colaboração e Gestão do Conhecimento na Contemporaneidade, a ser ministrado remotamente pela Dra. Vânila Cardoso André de Moraes, em 15 de outubro de 2021, das 8h30 às 11h30, por meio de videoconferência com transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES), como parte do Ciclo de Aprimoramento em Gestão (acessar programação).

Considerando a necessidade de gerenciamento da transição dos cargos de direção dos órgãos do Poder Judiciário, a Resolução 95/2009 do Conselho Nacional de Justiça buscou garantir subsídios para a elaboração e implementação do programa de gestão dos seus mandatos.

Para tanto, teceu definições e diretrizes com base nos elementos que integram os seguintes processos e ações: planejamento estratégico; estatística processual; trabalhos de comissões e projetos; proposta orçamentária e orçamento com especificações das ações e programas; estrutura organizacional com detalhamento do quadro de pessoal e funções; relações dos contratos vigentes; dados e relatórios relativos à área de controle.

Todas estas ações, contudo, precisam ser estudadas e analisadas sob a perspectiva da nova política judiciária com foco no aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça, nos termos do que determina a Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário instituída pela Resolução 395/2021.

O objetivo é impulsionar a adoção da inovação pelos tribunais, tornando esse processo contínuo nos órgãos judiciários.

Da mesma forma, a gestão judicial interliga-se à necessidade de se alcançar a efetividade da prestação jurisdicional a partir da prevenção de conflitos e gestão de precedentes no espaço administrativo denominado Centro de Inteligência, nos termos da Resolução 349/2020.

Diante disso, o curso tem como objetivo apresentar e analisar ações, processos e iniciativas de gestão judicial, a partir de perspectivas como: rede de governança colaborativa e princípio da eficiência; criação de valor público por meio de Laboratórios de Inovação; e prevenção de conflitos e gestão de precedentes em Centros de Inteligência Judiciários.

Serão abordados os seguintes tópicos: 1. Desenvolvimento do capital institucional; 2. Gestão do conhecimento e os Centros de Inteligência Judiciários; 3. Laboratórios de Inovação e a construção coletiva de soluções que geram valor público; e 4. Gestão judicial em rede de governança colaborativa e o princípio da eficiência.

A docente é juíza federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e professora.

As vagas são limitadas, de acordo com as especificidades da plataforma a ser utilizada.

Para se inscrever, clique aqui.