Curso remoto Gestão de Pessoas, em 18 e 19 de novembro

A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove o curso Gestão de Pessoas, a ser ministrado remotamente por Maria Elisa Bastos Macieira, em 18 e 19 de novembro de 2021, das 8h às 11h30, por meio de videoconferência com transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES), como parte do Ciclo de Aprimoramento em Gestão (acessar programação).

A ação atende a preceitos da Resolução TJES 12/2021, que define o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período de 2021 a 2026, a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Macrodesafio CNJ AC 10 (Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas); Objetivo Estratégico TJES AC 10.01 (Consolidar a valorização de magistrados/as e servidores/as).

As instituições jurídicas públicas têm enfrentado, nos últimos anos, diversos desafios impostos pela sociedade brasileira para melhorar os serviços relacionados à entrega da prestação jurisdicional.

Uma das questões que tem sido apontada por magistrados/as e servidores/as como imprescindível para a melhoria da qualidade e da celeridade dos serviços judiciais é o aprimoramento do modelo de gestão das unidades.

A estruturação de um modelo de gestão eficaz e eficiente considera a necessidade de alinhamento dos processos-chave da gestão que são: estratégia, pessoas e processos.

A estratégia auxilia na tomada de decisões, porém não limitadas a grandes questões, mas incluem também decisões de importância cotidiana e alinhadas à evolução constante da organização.

Pessoas é o elemento mais importantes para o sucesso da gestão, considerando que, mesmo tendo todos os demais recursos suficientes, a qualidade final do trabalho dependerá da capacitação e do compromisso das equipes.

Finalmente, para uma gestão de excelência devem haver processos estruturados, prestação de contas, métodos precisos para mensurar o desempenho e as recompensas certas para as pessoas que apresentarem um bom desempenho.

Diante disso, o curso tem como objetivo oferecer, de forma objetiva, conceitos básicos sobre gestão da pessoas que auxiliarão na condução das atividades jurisdicionais, promovendo o potencial criativo das equipes.

Serão abordados os seguintes tópicos: 1. Ambiente organizacional; 2. Gestão de pessoas; e 3. Liderança e aprendizado.

A docente é administradora e professora, com mestrado em Administração.

As vagas são limitadas, de acordo com as especificidades da plataforma a ser utilizada.

Para se inscrever, clique aqui.