Emes firma acordo de cooperação técnica com a EPM

Hoje foi firmado um acordo de cooperação técnica entre a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) e a Escola Paulista da Magistratura (EPM), vinculada ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), em solenidade realizada na capital paulista, onde também opera a Escola Judicial dos Servidores (Ejus), integrante do escopo do termo assinado.

Além do diretor da Emes, desembargador Júlio César Costa de Oliveira, esteve presente na efetuação do convênio o diretor da EPM, desembargador Gilson Delgado Miranda; ainda participou da celebração o juiz de direito Anselmo Laghi Laranja, coordenador acadêmico da nossa escola.

A formalização dessa nova cooperação corresponde a um dos eixos norteadores da atual gestão da Emes, que planeja fomentar uma estreita integração com o meio jurídico tanto estadual quanto nacional, por meio de intercâmbios institucionais com entes diversos, em prol de uma Justiça que propicie resultados efetivos para a população.

Em um cenário jurídico cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por excelência e inovação na educação é essencial — de maneira a “proporcionar melhor desempenho cultural e profissional”, além de “uma acentuada economia financeira”, nas palavras do desembargador Júlio César.

Nesse contexto, a parceria com outras instituições de ensino se revela como um pilar estratégico para o nosso corpo diretivo, trazendo inúmeros benefícios e contribuições para todas as entidades envolvidas, como o compartilhamento de vagas em ações formativas e a realização conjunta de atividades na área, bem como a troca de conhecimentos e experiências.

Tal orquestração de esforços possibilita a atualização constante das magistradas, dos magistrados, das servidoras e dos servidores do Poder Judiciário, disseminando boas práticas e debatendo tendências contemporâneas, de modo a promover uma visão mais ampla e crítica de questões pertinentes à sociedade.

Na página da EPM, há uma matéria a respeito: https://epm.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia/100965.