A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove o curso remoto Mídias e Redes Sociais na Magistratura, a ser ministrado por Gabriel Henrique Collaço, em 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de outubro de 2024, das 8h às 11h30, por videoconferência, prioritariamente para magistradas e magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), mas estendido para todo o quadro interno do Poder Judiciário estadual.
O compromisso de manter a transparência e a confiança da sociedade no Poder Judiciário torna fundamental que magistradas e magistrados se preparem para desenvolver a comunicação nos diferentes ambientes de convivência humana, em especial mídias e redes sociais.
Nesse sentido, a educação midiática na magistratura é de grande relevância para o estabelecimento de vínculos interpessoais e interinstitucionais, com qualidade de repertório e com conhecimento dos canais de comunicação usuais hoje, sem ruídos, no dia a dia pessoal e profissional.
O que se espera, ao longo das aulas, é que magistradas e magistrados mapeiem pensamentos como textos da cultura, com entendimento das diferenças de significados de intérprete para intérprete, considerando os processos comunicativos na contemporaneidade e seus impactos na prática judicante.
Diante disso, o objetivo do curso é apresentar técnicas de comunicação verbal e não verbal que possibilitem a melhora da apreensão da mensagem enviada a diferentes interlocutores, nas diversas mídias e redes sociais disponíveis, com criticidade, criatividade, ética e responsabilidade, de acordo com os atos normativos que regem os fenômenos comunicacionais na magistratura.
Serão abordados os seguintes tópicos: (1) processos de comunicação no e do Poder Judiciário; (2) atos normativos; (3) educação midiática para magistradas e magistrados; (4) linguagem nas e das mídias e redes sociais; (5) metodologias midiáticas; (6) podcasts, vídeos e postagens; (7) cultura das crises de imagem; (8) padrões de estratégias de comunicação; (9) casos midiáticos no contexto da magistratura; e (10) projeto de mídias e redes sociais.
Gabriel Henrique Collaço é assessor pedagógico, coordenador de educação a distância (EaD) e professor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), além de atuar como formador e tutor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), possuindo ainda experiência como jornalista profissional e crítico de cultura.
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada.
Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnVGJcXi0txacSR6zJl3AqvEK8jaIZjbriooSpMBnfbYfciA/viewform.
A ação atende a preceitos do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça estadual para o período, definido a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).