Palestras remotas da Semana Nacional da Saúde, de 2 a 11 de abril de 2025

A partir de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), em conjunto com o Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), o Comitê Estadual do Fonajus, a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) do TJES e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (Ceaf/MPES), promove as ações educacionais da Semana Nacional da Saúde, entre 2 e 11 de abril de 2025, para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) e público externo — de acordo com a organização abaixo, que apresenta, em diferentes ciclos, as palestras remotas a serem proferidas durante o período.

Abertura. Dia 2 de abril, abertura oficial, por videoconferência, com o Des. Jorge Henrique Valle dos Santos, coordenador do Comitê Estadual do Fonajus, e palestra remota Aspectos Jurídicos do Transtorno do Espectro Autista, das 8h30 às 10h30, com o Dr. Rodrigo Rocha Gomes de Loiola, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) — inscrição em https://sistemas.tjes.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/inscricao.xhtml?urlInsc=2025227f2d73828.

Ciclo 1. Dia 7 de abril, palestras remotas Da Realidade à Singularidade do Autismo, das 8h às 9h30, com Denis Morais e Pollyana Paraguassú, da Associação Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes); e Saúde Conectada: O Papel da Tecnologia na Melhoria da Gestão Pública em Saúde, das 9h30 às 11h, com Magda Cristina Lamborghini, secretária de Saúde da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) — inscrição em https://sistemas.tjes.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/inscricao.xhtml?urlInsc=2025221fe69faf8.

Ciclo 2. Dia 8 de abril, palestra remota Tema 1234 da Repercussão Geral (STF): Repartição de Competências, das 8h às 9h30, com o Dr. Caio Souto Araújo, da Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) — inscrição em https://sistemas.tjes.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/inscricao.xhtml?urlInsc=202522167d0e633.

Ciclo 3. Dia 9 de abril, palestras remotas Questões práticas do Tema 1234 e das Notas Técnicas no Âmbito da Justiça Estadual, das 8h às 9h30, com o Dr. Felipe Monteiro Morgado Horta, do TJES; e A Importância do Apoio Técnico nas Demandas Judiciais em Saúde, das 9h30 às 10h30, com Filipe Dalla Bernardina Folador, do NatJus-ES — inscrição em https://sistemas.tjes.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/inscricao.xhtml?urlInsc=20252215d9d8f00.

Paralelamente, a CSPS realizará um Circuito de Saúde no dia 2, na Sala de Sessões 1, no térreo do TJES, das 13h às 16h, incluindo o lançamento do projeto Justa Mente, às 15h.

No Circuito de Saúde, haverá a participação da médica examinadora do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), tanto quanto da enfermeira e das estagiárias de enfermagem da CSPS, para avaliação de saúde (peso, altura, circunferência abdominal, aferição de pressão arterial e glicemia) e orientações sobre fatores de risco, assim como sobre hábitos saudáveis.

Já o projeto Justa Mente consiste numa vivência de yoga, com uma hora de duração, objetivando formar um grupo de frequência semanal conduzido pela servidora Tais Sarmento Valle Penedo, da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social — inscrição em https://encurtador.com.br/IN49p.

Por fim, no dia 11, acontecerá o 1º Encontro do Ministério Público do Estado do Espírito Santo sobre o Autismo, das 14h às 16h, sob a coordenação do Ceaf/MPES — informações e inscrição em https://ceafcursos.mpes.mp.br/#/detalhes-evento/2814/n.

Recentemente, consagrando mais uma conquista da gestão atual da Emes, foi implementado um sistema de gestão próprio para escolas judiciais, chamado EmeronWeb Emes; ao realizar a primeira inscrição, é necessário prestar atenção máxima aos dados cadastrados, de modo a garantir a correção das informações que alimentará o sistema, dentro do qual será registrado, daí em diante, todo o histórico de atividades educacionais realizadas no âmbito de nosso setor.

As ações atendem a preceitos do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período, observando diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).