A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove o curso remoto Investigação Digital, a ser ministrado pelo Dr. Octávio Celso Gondim Paulo Neto, em 7 de maio de 2025, das 8h30 às 11h30, por videoconferência, para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES).
A massificação das tecnologias digitais torna inexorável a necessidade de adequar a mentalidade persecutória a tal realidade, a fim de preservar a assertividade da prestação jurisdicional.
Diante disso, o curso tem como objetivo fornecer visões acerca dos meios e mecanismos tanto de coleta quanto de busca nos meios digitais.
Serão abordados os seguintes tópicos: (1) sociedade do conhecimento; (2) datificação; (3) metodologia de investigações; (4) inteligência cibernética; (5) mecanismos de pesquisa e redes sociais; e (6) standart probatório.
O Dr. Octávio Celso Gondim Paulo Neto é promotor de justiça do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), com experiência como coordenador do Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional (NGCSI) e do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco).
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada.
Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://sistemas.tjes.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/inscricao.xhtml?urlInsc=202531482e29648.
Recentemente, consagrando mais uma conquista da gestão atual da Emes, foi implementado um sistema de gestão próprio para escolas judiciais, chamado EmeronWeb Emes; ao realizar a primeira inscrição, é necessário prestar atenção máxima aos dados cadastrados, de modo a garantir a correção das informações que alimentará o sistema, dentro do qual será registrado, daí em diante, todo o histórico de atividades educacionais realizadas no âmbito de nosso setor.
A ação atende a preceitos do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período, observando diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).