Magistradas, magistrados, servidoras, servidores e demais integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) já podem realizar a pré-inscrição para participar da nova edição do curso de formação Mediação e Conciliação Judicial (conforme a Resolução CNJ 125/2010).
O edital — com vagas limitadas — foi publicado recentemente no Diário de Justiça Eletrônico: https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php/component/ediario/?view=content&id=1834720.
As aulas serão realizadas por meio de parceria entre o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) a Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), com duração de 100 horas: 40 teóricas e 60 práticas, conforme dispõe o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A etapa teórica será ministrada de 7 a 11 de julho de 2025, de forma presencial (exigência de 100% de frequência, conforme regras do CNJ), na sede da Emes, localizada no prédio da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo (CGJ-ES).
Já a etapa prática será ministrada no formato híbrido (remoto e presencial), devendo ser concluída em até um ano após a formação teórica.
O curso busca capacitar profissionais para atuação como mediadoras, mediadores, conciliadoras e conciliadores judiciais junto ao PJES, fortalecendo suas capacidades técnicas e aperfeiçoando o conhecimento dos métodos adequados de solução de conflitos, com atenção especial para as técnicas de mediação judicial e negociação, conforme determina o CNJ.