Semana de Comemoração dos 15 Anos da Emes: Grandes Temas com Grandes Doutrinadoras e Doutrinadores

A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove a Semana de Comemoração dos 15 Anos da Emes: Grandes Temas com Grandes Doutrinadoras e Doutrinadores, ciclo de ações a se estender de 21 a 25 de julho de 2025 — de acordo com a organização abaixo.

Abrindo o período de celebrações, haverá, no dia 21 de julho, das 8h às 12h, na sede da Emes, situada no 1º andar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo (CGJ-ES), uma solenidade com o desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES); com o desembargador Júlio César Costa de Oliveira, diretor atual da escola; com o desembargador Elcio Mendes, do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC); e com o desembargador Alexandre Miguel, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO).

Em seguida, o desembargador Júlio César Costa de Oliveira conduzirá a inauguração e o descerramento da galeria de fotos de diretores da Emes, honrando os magistrados que o precederam na gestão do setor: desembargador Samuel Meira Brasil Jr., presidente do Poder Judiciário estadual; desembargador Manoel Alves Rabelo, aposentado; e desembargador Willian Silva, corregedor geral da Justiça do estado.

Ocorrerá ainda outra importante cerimônia, pois as salas de aula da Emes serão batizadas com nomes de personalidades que contribuíram significativamente para a história do Poder Judiciário estadual, ocasião que receberá familiares das magistradas, dos magistrados, das servidoras e dos servidores que nomearão os espaços de ensino da escola.

A Emes também homenageará diferentes profissionais que, ao longo dos últimos anos, colaboraram ativamente para o sucesso da gestão em andamento, condecorando com uma Menção Honrosa pessoas cuja atuação permitiu que a escola aprimorasse e, ao mesmo tempo, ampliasse o seu escopo de realizações.

Nas três datas subsequentes, serão ministradas palestras remotas, sempre das 9h às 11h, por videoconferência: Desjudicialização da Execução, com a Dra. Flávia Pereira Hill, no dia 22 de julho, em sala presidida pelo desembargador Ubiratan Almeida de Azevedo; Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), com a Dra. Sofia Osberg Temer, no dia 23 de julho, em sala presidida pelo desembargador Fábio Brasil Nery; e Desastres Ambientais e sua Regulação Jurídica, com o Dr. Délton Winter de Carvalho, no dia 24 de julho, em sala presidida pelo desembargador Raphael Americano Câmara (inscrição: https://www.tjes.jus.br/emes/5402-2/).

Por fim, no dia 25 de julho, será lançado um vídeo institucional da Emes, em múltiplas plataformas, encerrando as atividades que, no entanto, terão como complemento, no dia 28 de julho, a inauguração do auditório da escola, localizado no Fórum Criminal de Vitória; na oportunidade, será entregue a Comenda do Mérito Acadêmico Desembargador Lúcio Vasconcellos de Oliveira.