A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), com base no acordo de cooperação técnica firmado recentemente com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Esmages), promove o programa Magistratura Negra: Formação, Acesso e Permanência, que disponibiliza vagas no curso preparatório para ingresso na magistratura ofertado pela Esmages, instituição vinculada à Associação dos Magistrados do Estado do Espírito Santo (Amages).
Além de observarem o critério étnico, contemplando pessoas que se autodeclaram como negras, haverá ainda reserva de vagas com corte de gênero, para candidatas do sexo feminino.
Servidoras e servidores do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) com interesse de participar do programa precisam se manifestar preenchendo o seguinte formulário até 1º de outubro de 2025: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdq_C0i1j18-HMVZkJYI3ald5r7faHgTC3yUccBBbB9zHQLkg/viewform.
A parceria consagra o compromisso conjunto da Emes e da Esmages de contribuir para a equidade racial no sistema de justiça.
Mais informações sobre o programa aqui: https://www.tjes.jus.br/magistratura-negra-emes-e-esmages-firmam-cooperacao-para-implemento-de-programa-de-formacao/.
O programa atende a diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em especial o art. 2º, inciso XI, da Portaria 100/2025, que estimula a capacitação de pessoas negras para ingresso na magistratura.
A Emes reitera, assim, a missão de atuar como instrumento de justiça racial e equidade, em benefício de todas as cidadãs e todos os cidadãos, contribuindo para uma sociedade mais igualitária.