A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) realizará o curso remoto Secretarias Inteligentes, de 30 de setembro a 6 de outubro de 2025, nos turnos matutino e vespertino, por videoconferência, para juízas de direito, juízes de direito, servidoras e servidores do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) que atuam em tais unidades, prioritariamente juízas gestoras, juízes gestores, diretoras de secretaria, diretores de secretaria, assessoras de gabinete e assessores de gabinete — conforme a organização abaixo.
De 30 de setembro a 3 de outubro, as atividades serão ministradas apenas das 8h às 11h; contudo, na última data, 6 de outubro, haverá atividades das 8h às 11h e das 13h às 16h.
O corpo docente é composto pelo Dr. Rodrigo Cardoso Freitas, por Aline Vasconcelos, por Luciola Cristina Conde Mesquita, por Saulo Hoffmann Prates e por Waneska França Bodart Pampolini; com exceção de Aline Vasconcelos, servidora da Justiça Federal do Espírito Santo (JFES), todos os demais nomes pertencem ao quadro interno do Poder Judiciário estadual.
Serão abordados os seguintes tópicos: (1) contextualização; (2) gestão pública, com ênfase no Judiciário; (3) rotinas administrativas e cartorárias, com padronização e racionalização de tarefas; e (4) a experiência de Vitória, de Colatina e de Linhares.
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada.
Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://sistemas.tjes.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/inscricao.xhtml?urlInsc=20258117efd6dca.
A ação atende a preceitos do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período, observando diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).