A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promove o curso Linguagem Jurídica, a ser ministrado remotamente pela Dra. Valdeciliana da Silva Ramos, em 15, 16, 22, 23 e 29 de julho do ano corrente de 2021, das 8h às 12h, por meio de videoconferência com transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES).
O discurso jurídico é parte do cenário social do cidadão. Por isso, é necessário que a linguagem jurídica seja acessível e cumpra a sua função social. Essa necessidade é acentuada por vivermos em uma sociedade digital na qual a comunicação segue um fluxo veloz e requer maior interatividade.
Diante disso, o estudo das premissas que norteiam a linguagem jurídica, bem como a produção do texto jurídico, traz para cada profissional da área jurídica mais instrumentos para se conectar com a realidade do universo forense.
Com isso em vista, o curso tem como objetivo identificar as características e as premissas para tornar a linguagem jurídica mais clara, objetiva e acessível à comunidade, dentro de uma perspectiva de texto que atende às demandas do mundo digital e da função social da linguagem jurídica.
Serão abordados os seguintes tópicos: 1. Da pluralidade de linguagens da área jurídica ao juridiquês: caminhos e descaminhos da acessibilidade; 2. Construção da subjetividade e do dialogismo: a construção de si e do outro; 3. Gêneros textuais do discurso jurídico: estrutura e macroestrutura; 4. Tessitura do texto jurídico: textualidade, coerência e coesão; e 5. Visual law: noções elementares das novas configurações do texto jurídico.
A docente é professora, assessora linguística e consultora em comunicação digital, com doutorado em Língua Portuguesa.
As vagas são limitadas, de acordo com as especificidades da plataforma a ser utilizada.
Para se inscrever, clique aqui.