Ação remota Curso sobre Autismo e sua Realidade, em 14 de abril

Com apoio da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), a Coordenadoria das Varas da Infância e da Juventude promove o Curso sobre Autismo e sua Realidade, a ser ocorrer remotamente em 14 de abril de 2023, das 13h às 17h30, por meio de videoconferência com transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) e público externo.

A abertura contará com a participação do Des. Jorge Henrique Valle dos Santos, supervisor das Varas da Infância e da Juventude; do Dr. Arion Mergár, coordenador das Varas da Infância e da Juventude; e Dra. Mônica da Silva Martins, juíza de direito da comarca de Domingos Martins.

Ao longo da ação, haverá exposições de Pollyana Paraguassú Posse, militante e ativista; do Dr. Carlo Gadia, neurologista e professor; da Dra. Fernanda Mappa, psiquiatra e professora; da Dra. Ana Beatriz Carnielli Howat Rodrigues, psicóloga; de Denys Rangel Moraes, especialista em Transtorno do Espectro Autista; de Vinícius Vieira Mota, terapeuta ocupacional; e de Lisa Morelo, especialista em educação especial.

Serão abordados os seguintes temas: 1. Panorama geral do autismo; 2. Mitos e verdades do Transtorno do Espectro Autista (TEA); 3. Autismo na visão técnica; 4. Psicoterapia no autismo; 5. Consequências da efetivação ou não de direitos para as famílias autistas; 6. Terapia ocupacional e o TEA; e 7. TEA e a pedagogia na escola.

As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada.

Inscrição em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwE90OcGQUoeZ3kFhJoxNEWz-de3kB4gI4mprn3Srz5anBEQ/viewform.

A ação atende a preceitos da Resolução TJES 12/2021, que define o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período de 2021 a 2026, a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Macrodesafio CNJ AC 10 (aperfeiçoamento da gestão de pessoas) e Objetivo Estratégico TJES AC 10.01 (consolidar a valorização de magistrados/as e servidores/as).