Aula Magna, em 8 de março (evento presencial)

A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), em conjunto com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Esmages) e a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), promove a Aula Magna dedicada ao tema Depois da Modernidade: do Império da Lei ao Esvaziamento do Judiciário, a ser ministrada presencialmente pela Profa. Dra. Elda Bussinguer e pelo Prof. Dr. João Maurício Adeodato, em 8 de março de 2024, das 14h às 16h, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), para integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) e público externo, em especial alunas e alunos da Esmages e da FDV.

Durante as atividades, que celebram ainda o encerramento da edição mais recente do Curso de Formação Inicial de Servidoras e Servidores do Poder Judiciário estadual, haverá debates mediados pelo diretor da Emes, desembargador Júlio César Costa de Oliveira, e pela diretora da Esmages, desembargadora Janete Vargas Simões.

A Profa. Dra. Elda Bussinguer, livre-docente pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), é professora e coordenadora da pós-graduação da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e presidenta da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).

O Prof. Dr. João Maurício Adeodato, livre-docente pela Universidade de São Paulo (Usp), é professor da pós-graduação da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com passagem como professor convidado por universidades de diversos países.

Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc7hfQIipfJNvcC76cx7DgO59iPVHSDqL–oE9JwLcHTEGG7A/viewform.

A ação atende a preceitos da Resolução TJES 12/2021 (https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php/component/ediario/?view=content&id=1163393), que define o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período de 2021 a 2026, a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Macrodesafio CNJ AC 10 (aperfeiçoamento da gestão de pessoas) e Objetivo Estratégico TJES AC 10.01 (consolidar a valorização de magistradas, magistrados, servidoras e servidores).