Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes)
Promovendo o aprimoramento funcional contínuo de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES)
Tradição e inovação na Justiça
Com décadas de experiência, a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) oferta ações educacionais no âmbito da Justiça capixaba, contemplando seus mais diversos ramos, inclusive as múltiplas áreas técnicas que compõem o cotidiano do Poder Judiciário estadual, de modo a combinar teoria sólida com prática embasada, em benefício de toda a sociedade.
Ações Disponíveis
Todas as ações aqui →
Formação para Sensibilização e Engajamento acerca do Programa de Instrutoria e Mentoria Institucional Aplicada ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo
A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) realizará a ação presencial Formação para Sensibilização e Engajamento acerca do Programa de Instrutoria e Mentoria Institucional Aplicada ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, com o Dr. Marcus Gregório Serrano (Fucape) e o Dr. Diego Campana Fiorot, em 13 de fevereiro de 2026, das 9h às 12h, na sede da Emes, para o corpo gestor do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), em especial magistradas, magistrados, secretárias, secretários, coordenadoras, coordenadores e chefes de seção.
O encontro tem como objetivo apresentar esclarecimentos e orientações a respeito da implementação, no Poder Judiciário estadual, de uma série de atividades que buscam desenvolver capacidades gerenciais, administrativas e operacionais, com base na identificação estruturada entraves e desafios, de modo a aprimorar a fluidez do trabalho, gerando insumos para a melhoria e qualificação de equipes, assim como para a modernização de rotinas e o fortalecimento da prestação judiciária.
O Dr. Marcus Gregório Serrano é professor e consultor, atuando principalmente nas áreas de gestão pública, governança, estratégia, gestão de projetos e transformação institucional.
Também professor e consultor, o Dr. Diego Campana Fiorot possui experiência na área de administração no setor público e privado, atuando com gestão estratégica, gestão financeira e controladoria.
Leia mais →
Juizado do Torcedor e Grandes Eventos: Resolução 662/2025, sua Aplicação e Perspectivas
A partir de iniciativa da Supervisão dos Juizados Especiais, a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) realizará a palestra híbrida Juizado do Torcedor e Grandes Eventos: Resolução CNJ 662/2025, sua Aplicação e Perspectivas, com a Dra. Patrícia Ceni, em 2 de março de 2026, das 13h às 17h, no auditório da Emes localizado no Fórum Criminal de Vitória, para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES), com transmissão ao vivo por videoconferência.
O curso abordará os desafios práticos e as diretrizes operacionais referentes à implantação dos Juizados Especiais do Torcedor e dos Grandes Eventos (JET-GE), de acordo com as disposições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A Dra. Patrícia Ceni é juíza de direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), tendo sido uma das redatoras do ato normativo em foco.
Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher Praticada em Face de Magistradas e Servidoras, segundo a Recomendação CNJ 102/2021
A partir de iniciativa da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comvides), a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) realizará a palestra remota Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher Praticada em Face de Magistradas e Servidoras, segundo a Recomendação CNJ 102/2021, com a Dra. Luciana Lopes Rocha, em 24 de fevereiro de 2026, das 8h às 11h, por videoconferência, para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES).
A Dra. Luciana Lopes Rocha é juíza de direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), atuando também como docente na área de violência doméstica e familiar contra a mulher.
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada.
Evento presencial Oficina sobre o uso de Inteligência Artificial para elaboração de pareceres e notas técnicas em saúde
A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo – Emes e o Laboratório de Inovação e Direito à Saúde – Lab SUS+Justiça, vinculado ao Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde – ICEPi/SESA, realizarão oficina presencial sobre o uso de inteligência artificial aplicada à elaboração de pareceres e notas técnicas em saúde, destinada a profissionais que atuam na área do Direito da Saúde.
A ação decorre da relevância do tema, da necessidade de fortalecimento das soluções técnicas e jurídicas em Direito da Saúde e de ampliação das discussões interinstitucionais.
A atividade formativa será ministrada pela Sra. Karoline Calfa Pitanga, médica formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em Nutrologia e Clínica Médica, que, na atual gestão, exerce o cargo de Conselheira Efetiva e Corregedora, além de integrar Comissões Transitórias, atuar na Comissão de Integração do Médico Jovem e exercer a função de Coordenadora da Câmara Técnica de Nutrologia.
Leia mais →
Atualização no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU)
A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) realizará o curso remoto Atualização no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu), com Thamiris Dezan Nascimento Pampolim, em 31 de março e 1º de abril de 2026, das 8h às 11h, por videoconferência, para o quadro interno do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) que atua com a matéria.
Thamiris Dezan Nascimento Pampolim é servidora do Poder Judiciário estadual, com experiência em processos judiciais eletrônicos.
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada.
Inteligência Artificial e Transformação do Direito Público: Desafios Éticos, Normativos e Institucionais
A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) realizará o curso presencial Inteligência Artificial e Transformação do Direito Público: Desafios Éticos, Normativos e Institucionais, com O Dr. Fabio Lucas de Albuquerque Lima, em 20 de março de 2026, das 8h às 12h, na sede da Emes, para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES).
O Dr. Fabio Lucas de Albuquerque Lima é subprocurador-geral do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade do espaço e das especificidades da metodologia adotada.
Gestão de Pessoal no Setor Público: Boas Práticas e Conformidade
A partir de iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) realizará o curso presencial Gestão de Pessoal no Setor Público: Boas Práticas e Conformidade, com Diego Henrique Ferreira Torres, de 16 a 19 de março de 2026, das 13h às 16h, na sede da Emes, para o quadro interno do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) que atua com a matéria.
Diego Henrique Ferreira Torres é auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade do espaço e das especificidades da metodologia adotada.
Atualização em Audiência de Custódia
A partir de iniciativa do Núcleo Permanente de Gestão da Qualidade, a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) realizará o curso remoto Atualização em Audiência de Custódia, com o Dr. Luiz Régis Bomfim Filho, de 16 a 19 de março de 2026, das 8h às 11h30, por videoconferência, para o quadro interno do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) que atua com a matéria.
O curso abordará a compreensão teórica e prática do ato processual que constitui audiência de custódia, contribuindo para a melhor operacionalização do instituto, sem prejuízo do debate crítico.
O Dr. Luiz Régis Bomfim Filho é juiz federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada.
Grupos Reflexivos de Autores de Violência Doméstica
A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) realizará o curso presencial Grupos Reflexivos de Autores de Violência Doméstica, com o Dr. Fábio Wellington Ataíde Alves e Josefa Francisca de Azevedo, de 11 a 13 de março de 2026, para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES), abrangendo tema presente no escopo do Prêmio CNJ de Qualidade 2026.
No dia 11, as atividades serão ministradas das 13h às 17h; e, nos dias 12 e 13, das 8h às 12h e das 13h às 17h — na sede da Emes.
O Dr. Fábio Wellington Ataíde Alves é juiz de direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Josefa Francisca de Azevedo (TJRN) é servidora do TJRN, com experiência no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e no Núcleo Justiça Restaurativa.
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade do espaço e das especificidades da metodologia adotada.
Notícias
Acompanhe as últimas atualizações.
Emes reitera seu compromisso com a valorização de seu corpo funcional
A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), tem a satisfação de registrar a bem-sucedida confraternização que reuniu, em um clima de elevado congraçamento, todos os dedicados Colaboradores que integram as diversas áreas de nosso edifício.
Atual corpo gestor da Emes é reconduzido para o biênio 2026-2027
Em 12 de dezembro de 2025, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) anunciou, para o próximo biênio (2026-2027), a recondução do atual corpo gestor da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes)
Magistrada Maiza Silva Santos representou a Emes na abertura do III Simpósio Internacional
A magistrada Maiza Silva Santos, do 8º Juizado Especial Cível de Vitória, representou a Escola da Magistratura do Espírito Santo (EMES) na abertura do III Simpósio Internacional de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.
Diretor da Emes recebe medalha durante o LXI Encontro do Copedem
Promovido pelo Copedem, com apoio da Escola da Magistratura do Paraná (Emap) e da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), o encontro, sediado no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), reúne magistradas, magistrados, servidoras e servidores de todo o país para refletir sobre os rumos da educação judicial brasileira
Emes recebe Selo Excelência
A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) recebe a honraria máxima do Poder Judiciário estadual, o Selo Excelência no Prêmio Mérito Jurisdicional Desembargador William Couto Gonçalves.
Trilha FluêncIA
Com base em acordo de cooperação técnica firmado com a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) agora possui acesso a cursos da Microsoft sobre inteligência artificial (IA), reunidas na trilha FluêncIA, disponível na plataforma de educação a distância (EaD) da Emes.
Aula de Encerramento do Ano Letivo da Emes
A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) realizou a Aula de Encerramento do Ano Letivo da Emes, localizado no Fórum Criminal de Vitória, para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) e público externo.
Semana de Comemoração dos 40 Anos da Emes: Grandes Temas com Grandes Doutrinadoras e Doutrinadores
Abrindo o período de celebração, o desembargador Júlio César Costa de Oliveira conduziu a inauguração e o descerramento da galeria de fotos de diretores da Emes, honrando, dessa maneira, os magistrados que o precederam na gestão do setor.
Entre em Contato
Informações de Contato
Endereço
1º andar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo (CGJ-ES), Av. João Baptista Parra, 320, Enseada do Suá, Vitória (ES), CEP: 29050-375
Telefone
(27) 3145-3153, 3145-3154 e 3145-3155
emes@tjes.jus.br