Boas-vindas às novas servidoras e servidores do Poder Judiciário do estado no primeiro dia do Curso de Formação Inicial

Em encontro realizado hoje no auditório da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo (CJG-ES), o desembargador Júlio César Costa de Oliveira, Diretor da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), deu boas-vindas à turma da nova edição do Curso de Formação Inicial de Servidoras e Servidores, exaltando a importância de estabelecer laços genuínos, para aproximar quem atua na Justiça estadual, propiciando a instauração de um ambiente de diálogo constante, variado e profícuo.

O Diretor da Emes, após recordar o período de pandemia recente, tão desafiador, enfatizou o compromisso institucional de promover ações que possibilitem a reunião efetiva das diversas pessoas que compõem o órgão, em todas as instâncias e unidades.

Na mesa de abertura, ao lado do desembargador Júlio César, estavam o juiz de direito Anselmo Lanchinho Laranja, coordenador acadêmico da Emes, junto com três representantes da administração do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), o secretário geral Marcelo Tavares de Albuquerque, a vice-secretária geral Aline Davel e a servidora da Secretaria de Controle Interno (SCI) Simone Caliman Rangel Moryama.

Reiterando a orientação atual das atividades da Emes, o coordenador acadêmico apresentou um panorama da prestação jurisdicional do estado, tendo em perspectiva a oferta de cursos dedicados às necessidades específicas do Poder Judiciário capixaba na contemporaneidade, momento em que foi destacado o desenvolvimento da Justiça Digital e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

Logo em seguida, Marcelo Tavares de Albuquerque, à frente da Secretária Geral, saudou a turma com entusiasmo, uma vez que as servidoras e servidores ali presentes, atendendo diretamente a população, contribuiriam para a razão de ser do Judiciário, de modo a prestar o melhor serviço possível à sociedade.

Na sequência, Aline Davel abordou a estrutura organizacional do Poder Judiciário do estado, propondo, com base nos sistemas adotados no órgão, uma rotina funcional para as servidoras e servidores, que ingressaram por meio do concurso público realizado no ano passado.

Em sua exposição, a vice-secretária geral ressaltou a relevância de serem acessados, no início do expediente, o portal do TJES, o Diário da Justiça Eletrônico (e-Diário) e o e-mail institucional, para que seja observado o direcionamento da administração, prioritariamente as publicações da Presidência e da Corregedoria Geral, assim como outras notícias do dia a dia da Justiça em nosso estado.

Encerrando a celebração, Simone Caliman Rangel Moryama realçou o papel do portal, informando ainda acerca das normas de funcionamento do Tribunal de Justiça estadual, que incluem rotinas e fluxos fundamentais tanto para o exercício laboral, como guias internos, quanto para a prestação jurisdicional propriamente dita, com destaque para os procedimentos de transparência.

O Curso de Formação Inicial de Servidoras e Servidores começou nesta segunda-feira, dia 4, e se estende até o fim da semana, dia 8, com aulas nos turnos matutino e vespertino, sempre a partir das 8h, em conformidade com a convocação correspondente: https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php/component/ediario/?view=content&id=1680639.

Na última data, acontecerá a Aula Magna dedicada ao tema Depois da Modernidade: do Império da Lei ao Esvaziamento do Judiciário, a ser ministrada pela Profa. Dra. Elda Bussinguer e pelo Prof. Dr. João Maurício Adeodato, das 14h às 16h, no Salão Pleno do TJES.

A programação completa do evento do dia 8 está disponível em https://www.tjes.jus.br/emes/3713-2/.

A ação atende a preceitos da Resolução TJES 12/2021 (https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php/component/ediario/?view=content&id=1163393), que define o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período de 2021 a 2026, a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Macrodesafio CNJ AC 10 (aperfeiçoamento da gestão de pessoas) e Objetivo Estratégico TJES AC 10.01 (consolidar a valorização de magistradas, magistrados, servidoras e servidores).