Equipe da CEJA/CGJES promove treinamento para os estados do PR, SP, BA e RO para adoção do novo Cadastro de Adoção


Print Friendly, PDF & Email

Servidores da Comissão Estadual  Judiciária de Adoção – CEJA/ES, órgão ligado à Corregedoria-Geral de Justiça do Espírito Santo, realizam em parceria com o Conselho Nacional de Justiça treinamento no Tribunal de Justiça do Paraná para adoção do Cadastro Nacional de Adoção – CNA. Além do Paraná, fazem parte também do treinamento os estados de São Paulo, Bahia e Rondônia.

O Cadastro Nacional de Adoção deverá ser lançado nacionalmente no segundo semestre de 2018. Em 25 de junho foi iniciado com sucesso nas comarcas de Cariacica e Colatina a adoção no novo sistema. Dando seguimento ao projeto de expansão, está sendo realizado em Foz do Iguaçu, no período de 04 a 06 de julho, o treinamento dos servidores daquele Estado para a adoção do sistema em projeto piloto nas Comarcas de Foz do Iguaçu e Ponto Grossa.

O objetivo deste treinamento é capacitar os servidores das varas pilotos para utilizar o novo sistema nacional de gerência da adoção e do acolhimento, além de fornecer aos mesmos um panorama das questões cíveis relacionadas à infância e juventude, em especial, o acolhimento e a adoção. Desta maneira, neste curso, além do treinamento do novo sistema, os servidores também receberão informações acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente, dos processos referentes à área cível da infância e juventude, do sistema de proteção à infância e juventude e sobre a importância do sistema de gerenciamento para a garantia de direitos e celeridade na resolução dos casos.

 

A escrivã da Vara da Infância e da Juventude de Foz do Iguaçu/PR, Jacelyne Wulczak, observou a importância do treinamento, destacando as funcionalidades do sistema e a troca de informações. Para ela, “queremos, em conjunto, juntar esforços para que, como Vara piloto, o sistema tenha ainda mais sucesso e possa se efetivar como uma nova ferramenta de gerenciamento de informações das crianças e adolescentes no âmbito nacional”.


Os treinamentos são realizados pelos servidores do poder judiciário capixaba, Isabely Fontana da Mota e Helerson Elias Silva. Os servidores foram convidados a integrar a Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça em razão da experiência de sucesso na utilização da plataforma SIGA/ES, programa que serve de base para adoção do Cadastro Nacional de Adoção pelo CNJ. Todo o material de treinamento foi desenvolvido pela própria equipe local da CEJA/ES.

Vitória/ES, 05 de julho de 2018.

Fonte: CEJA/ES e CGJ/ES