Des. Ney Batista Coutinho é o novo corregedor geral


Print Friendly, PDF & Email

 O desembargador tomou posse em Sessão Solene realizada na última quinta-feira (12).

Ney Batista Coutinho tomou posse no cargo de Corregedor Geral de Justiça do Espírito Santo em Sessão Solene realizada na última quinta-feira (12), no Salão do Tribunal Pleno do Palácio Renato de Mattos. O desembargador assumiu o cargo após o então corregedor, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, tomar posse da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TER-ES) no dia 11 de dezembro.

Durante a cerimônia também foram empossados o vice-corregedor, desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa; e o vice-presidente do TJES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama.

Ney Batista Coutinho e Telêmaco Antunes de Abreu Filho farão parte também do Conselho da Magistratura e compõem a nova mesa diretora que conduzirá o Tribunal de Justiça Estadual no Biênio de 2020/2021.

Durante esse período, compete ao novo corregedor geral da Justiça o exercício da orientação, apoio e fiscalização da atividade judicial e extrajudicial, visando à rapidez e eficiência da prestação jurisdicional.

  • Currículo do desembargador Ney Batista Coutinho

O novo corregedor geral da Justiça do Espírito Santo, desembargador Ney Batista Coutinho, nasceu em Salinas-MG, em 1947, filho de Corino Batista Coutinho e Geralda Coutinho e é casado com Nelcina Athayde Coutinho.

Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros, em 1974. É especialista em Direito e Processo Civil pela Universidade Gama Filho.

O Desembargador Ney Batista Coutinho Iniciou a sua vida funcional como escriturário da Prefeitura de Salinas, em 1965. Foi advogado na mesma cidade, no período de 1974 a 1982.

Em 1982, foi empossado juiz substituto, sendo designado juiz adjunto da 4ª Vara de Vitória. Ainda como juiz substituto, atuou nas Comarcas de São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Santa Teresa. Em 1983, foi promovido por merecimento a juiz de Direito da Comarca de Mantenópolis e, em 1994, a juiz de Direito de Entrância Especial.

Atuou como juiz eleitoral em Mantenópolis, Alfredo Chaves, São Mateus, Linhares, Mucurici, Pedro Canário, Domingos Martins, Cariacica e em Vitória.

O magistrado tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo no dia 18 de outubro de 2007. Atuou como supervisor dos Juizados Especiais do TJES de 2014 a 2017.

Atualmente, integra a 1ª Câmara Criminal e as Câmaras Criminais Reunidas do TJES.  De 2018 a 2019 foi o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.