Balanço das Correições nas Serventias Extrajudiciais


Print Friendly, PDF & Email

A Corregedoria Geral da Justiça do Espírito Santo realizou no primeiro semestre deste ano correições em vários Cartórios Extrajudiciais do Estado. Ao todo foram correicionadas 75 serventias extrajudiciais. Vários aspectos foram observados durante as visitas tais como identificação, estrutura predial e funcionamento, eficiência na prestação dos serviços, escrituração e conservação dos livros, regularidade do uso do selo digital de fiscalização e observância do código de normas.

A função correicional da Corregedoria Geral de Justiça consiste em orientar, reorganizar, fiscalizar e disciplinar permanentemente, inclusive os responsáveis pelos serviços do foro extrajudicial. As boas práticas identificadas pela equipe receberam a merecida anotação de elogio em ficha funcional, sendo que os demais registros e observações de cada unidade fazem parte dos respectivos relatórios.

As correições ocorreram nas comarcas de Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, São José do Calçado e Venda Nova do Imigrante.

Durante os trabalhos estiveram presentes o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Carlos Simões Fonseca, os Juízes Auxiliares Marcelo Menezes Loureiro, Leonardo Alvarenga da Fonseca, Daniel Barrione de Oliveira e Akel de Andrade Lima e os assessores Marco Antonio Severnini e Matheus Benício Ceotto Brandão.

Vitória, 27 de junho de 2022

Texto: Marco Antonio Severnini