Determinada a correição na Comarca de São Mateus


Print Friendly, PDF & Email

A Correição Geral Ordinária na Comarca de São Mateus será iniciada no dia 18 de outubro de 2016 por cerimônia oficial de abertura, a ser realizada às 14 horas, no Auditório do Tribunal do Júri do edifício do Fórum “Desembargador Santos Neves”.

Além das autoridades locais, a sessão de abertura contará com a presença do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza, e de sua equipe correicional, composta pelos Juízes Corregedores Drs. Lyrio Régis de Souza Lyrio, Leonardo Alvarenga da Fonseca, Júlio César Babilon e Gustavo Henrique Procópio Silva.

Durante os dias de correição, a equipe correicional examinará dados e feitos relativos à situação da Comarca, notadamente no que se refere aos serviços das 09 (nove) unidades judiciárias e das 07 (sete) serventias extrajudiciais. Também serão observados aspectos sobre a estrutura administrativa e outros pontos relevantes, como os livros, as diligências rotineiras e as práticas organizacionais. Além disso, a equipe da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) auxiliará nos trabalhos correicionais, atuando diretamente na análise de determinados feitos da área da infância e juventude da Comarca.

A Comarca tem um acervo total aproximado de 22 mil processos em andamento e, de acordo com dados do IBGE, São Mateus é o segundo município mais antigo e sétimo mais populoso do estado do Espírito Santo, fundado em 21 de setembro de 1544 e contando com uma população de 109.028 habitantes, conforme dados do CENSO de 2010.

A previsão é que a correição ordinária de São Mateus esteja em curso até o final de novembro de 2016.