PODER JUDICIÁRIO LANÇA CAMPANHA DE ADOÇÃO TARDIA “ESPERANDO POR VOCÊ”


Print Friendly, PDF & Email

O Poder Judiciário do Espírito Santo lançou na última sexta-feira (12), no Shopping Moxuara, a campanha Esperando por Você. O intuito é, além de estimular a adoção tardia, apresentar seres humanos cheios de carinho, habilidades e sonhos, que podem completar o lar de muitas famílias.

Para isso, a campanha dá voz às crianças e aos adolescentes. Eles aparecem em fotos e vídeos expressando suas personalidades, brincam, contam sobre o que gostam de estudar e o que desejam para o futuro. O conteúdo está disponível no site de busca ativa https://www.tjes.jus.br/esperandoporvoce/ Antes mesmo da campanha ser lançada, alguns vídeos tiveram mais de 2 mil visualizações por todo o país.

De acordo com a coordenadora da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Maria Inês Valinho de Moraes, os números anteriores ao lançamento, surpreendem. “Mais de 100 pessoas de várias partes do país, já telefonaram pedindo informações sobre as crianças e manifestando interesse na adoção”, destacou a coordenadora.

As fotos também farão parte de uma exposição itinerante, que pode ser conferida até o dia 18 de maio no Shopping Moxuara, em Cariacica; de 19 a 25 de maio no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha; e de 26 a 31 de maio, no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Já os vídeos, serão exibidos antes das sessões do Cine Jardins, em Vitória, que também apoiou a iniciativa.

A campanha foi inspirada nos casos de sucessos obtidos nos Estados Unidos, Russia, Bielorrússia e em outros estados brasileiros. A cidade de Recife, por exemplo, implementou a campanha “Adote um Pequeno Torcedor”, apoiado pelo Sport Club. As crianças com mais de 7 anos que torcem para o clube ganharam visibilidade em vídeos transmitidos no estádio e na internet. Nos 6 primeiros meses, cinco foram adotadas.

O Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Ronaldo Gonçalves explica que todas as crianças concordaram em participar do projeto e foram devidamente autorizados pelos magistrados responsáveis, coordenadores dos abrigos e guardiões legais. “Hoje há um entendimento que essas crianças podem e devem aparecer, se for para o bem delas. Elas não podem viver escondidas a vida toda. E ao apresentá-las na Campanha Esperando por Você, queremos sensibilizar, tocar o coração de quem vai assistir. Com o grande objetivo de que no final elas possam seguir para uma família”.

Welbert, veio de norte do estado para participar da campanha e aos 16 anos, ainda de sair sombra do abrigo. Ele monta e desmonta objetos com a maior facilidade. Já consertou rádio, tv, geladeira e quer ser engenheiro eletricista. E deu um show de sabedoria: “Não quero apenas ganhar uma família, estou esperando alguém para construir junto”.

Saiba mais

Hoje no Espírito Santo existem 855 casais habilitados em busca de um filho e 140 meninos e meninas acolhidos que já estão prontos para adoção. Mas se o número de pretendentes é seis vezes maior que o de crianças e adolescentes disponíveis, por que a fila não ‘zera’? É que desse total, 86% têm mais de 08 anos de idade, 49% fazem parte de grupos de irmãos e 23,5% possuem alguma condição especial de saúde. Ou sejam pertencem a um espectro ainda preterido pelos aspirantes a pais e mães.

Campanha Esperando por Você
https://www.tjes.jus.br/esperandoporvoce/


Exposição Itinerante
De 12 a 18 de maio – Shopping Moxuara – Cariacica
De 19 a 25 de maio – Shopping Praia da Costa – Vila Velha
De 26 a 31 de maio – Shopping Mestre Álvaro – Serra


Vitória, 15 de maio de 2017

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Taís Valle e Pedro Sarkis | imprensa@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br