Esperando Por Você visa mudar o futuro de crianças e adolescentes que vivem há anos em instituições de acolhimento do Espírito Santo, especificamente as crianças mais velhas, os grupos de irmãos e aquelas que possuem alguma condição especial de saúde.
O projeto dá voz a esses meninos e meninas, órfãos ou destituídos de suas famílias de origem e que já estão prontos para a adoção.
No vídeos, eles revelam suas qualidades, habilidades, potencialidades e sonhos. E não desejam apenas ganhar uma nova família, querem construir junto.
Participam apenas crianças e adolescentes para os quais não foram encontrados pretendentes nas buscas estaduais, nacionais e internacionais realizadas pela equipe da Comissão Estadual Judiciária de Adoção.
Todos concordaram em participar do projeto e foram devidamente autorizados pelos magistrados responsáveis, coordenadores das instituições de acolhimento e guardiões legais.
Acesse aqui o Provimento da CGJES N.º 19/2017, que disciplina a campanha.
Antes de preencher o formulário para manifestar interesse por uma criança, é importante saber:
1) Todas as crianças e adolescentes que participam da campanha de adoção “Esperando por Você”, tiveram as buscas no Sistema Nacional de Adoção, SNA, encerradas sem sucesso, tanto nas buscas nacionais quanto nas internacionais. Desta maneira, o perfil geral dos participantes é: grupos de irmãos e/ou adolescentes e/ou portadores de alguma doença ou deficiência.
2) Os formulários são recebidos pela CEJA/ES e classificados pela data de envio, dando prioridade à seguinte ordem: Primeiramente os já habilitados à adoção residentes no Estado do Espírito Santo. A seguir os habilitados de outros estados. Apenas após esgotados estes interessados, recorre-se à lista daqueles não habilitados. Os pretendentes não habilitados serão orientados a se habilitar, mediante expressa manifestação de interesse em realizar a adoção de alguma criança ou adolescente da campanha.
3) A CEJA/ES entra em contato telefônico com os interessados, a partir da ordem acima. Apenas no momento deste contato são passadas as características de cada criança e adolescente. Em hipótese alguma a CEJA/ES revela maiores informações sobre os participantes antes deste momento.
4) Estes contatos levam tempo, uma vez que às vezes é necessário conceder um pequeno prazo para cada interessado amadurecer a decisão após as informações passadas, refletindo adequadamente se está preparado ou não para esta adoção específica, levando em consideração possíveis dificuldades, peculiaridades ou doenças/deficiências apresentadas pelas crianças e adolescentes.
5) As fotos e/ou vídeos disponibilizados no site da campanha relativas às crianças e adolescentes que se encontram em adaptação com as famílias adotantes, são retiradas desta página mediante solicitação do magistrado ou permanecem ainda um tempo neste espaço, com a informação de que as mesmas encontram-se em aproximação com uma família.
Comissão Estadual Judiciária da Adoção do Espírito Santo (CEJA/ES)
(27) 3145-3171 • (27) 3145-3172 • (27) 3145-3173
ceja@tjes.jus.br