Tabelas Processuais Unificadas CNJ

Tendo sua atuação sempre alinhada com as determinações do CNJ, o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, implanta no início de 2012, as Tabelas Processuais Unificadas, conhecida como taxonomia. A mudança na estrutura processual proporciona uma linguagem única para o Poder Judiciário Brasileiro.

Os processos passam a ter uma identidade exclusiva, desde o cadastro até o julgamento final, com o objetivo de trazer agilidade e eficiência na gestão de andamento processual. Magistrados e servidores também estão aptos para trabalhar com os novos padrões de forma a prestar um melhor serviço jurisdicional.

São três Tabelas Processuais Unificadas, uma de Assuntos Processuais que padroniza nacionalmente o cadastro dos temas discutidos no decorrer do processo, outra é a Tabela de Classes Processuais que classifica o procedimento judicial ou administrativo adequado ao pedido e a terceira é a Tabela de Movimentação Processual que registra a rotina dos atos processuais.

As partes nos processos também são beneficiadas, uma vez que, a unificação oferece um serviço transparente que facilita o acompanhamento processual aos envolvidos.