Gestão da Memória

GESTÃO DE MEMÓRIA

 

A Gestão de Memória, disciplinada nos artigos 37 a 42, da Resolução CNJ n. 324/2020, é definida, no artigo 2º, inciso II, como: […] conjunto de ações e práticas de preservação, valorização e  divulgação da história contida nos documentos, processos, arquivos, bibliotecas, museus, memoriais, personalidades, objetos e imóveis do Poder Judiciário, abarcando iniciativas direcionadas à pesquisa, à conservação, à restauração, à reserva técnica, à comunicação, à ação cultural e educativa (CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, 2020a).

LEGISLAÇÃO

TJES

Ato Normativo nº 42/2024 – Instituir formalmente o Centro de Memória do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo que funciona no prédio do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo desde 15 de agosto de 2015.

Resolução nº 050/2024 – Institui a Política de Gestão Documental e de Memória, estabelecendo diretrizes e procedimentos para a produção, gestão, preservação e acesso contínuo aos documentos arquivísticos digitais, físicos e híbridos e acervos bibliográfico, museológico, histórico e cultural, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo.

Portaria n 007/2024 – Comissão de Gestão de Memória:

CNJ

Resolução nº 324/2020 – Institui diretrizes e normas de Gestão de Memória e de Gestão Documental e dispõe sobre o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário – Proname

Manual de Gestão de Memória do Poder Judiciário

 

CONTATO

Coordenadoria de Gestão da Informação Documental – Centro de Memória

Coordenador: Fabio Buaiz de Lima

Endereço: Rua: Desembargador Homero Mafra, 60 – Tribunal de Justiça do ES

Enseada do Suá – Vitória/ES –  29050-906

E-mail: memoria@tjes.jus.br

Telefone: (27) 3334-2099