Corregedoria Geral da Justiça supera meta de Correições no primeiro semestre

Corregedor-geral da Justiça em correição em Fórum do Espírito Santo.

Print Friendly, PDF & Email

Corregedor-Geral da Justiça abriu na última semana Correição Ordinária na Comarca de Colatina, dando continuidade ao calendário proposto.

A Corregedoria Geral da Justiça vem realizando correições presenciais e virtuais em diversas comarcas do Estado, desde janeiro, cumprindo o cronograma e o planejamento estabelecido. Também foram instaurados 56 pedidos de providências por determinação do Conselho Nacional de Justiça, com a realização de 10 correições extraordinárias, sindicâncias e outras providências que lhe foram determinadas por aquele Órgão.

Até este mês de julho, foram feitas correições ordinárias em 23 comarcas, sendo visitadas 47 unidades judiciárias, 20 correições virtuais e 10 correições extraordinárias, num total de 77 unidades correicionadas, não estando computadas as correições nas unidades judiciárias e extrajudiciais da comarca de Colatina, ora em andamento.

Concomitantemente aos trabalhos realizados no âmbito judicial, a Corregedoria Geral da Justiça também realizou correições presenciais em 75 serventias extrajudiciais. Ao todo, foram realizadas 152 correições em unidades judiciárias e extrajudiciais, o que corresponde a 24% das unidades deste Estado, ultrapassando já neste semestre, o percentual mínimo de 20% do total de 319 unidades judiciárias atualmente existentes no Estado.

A meta atingida é resultado do trabalho do corregedor-geral da Justiça, desembargador Carlos Simões Fonseca, e de toda equipe da CGJES, que se empenhou para otimizar a fiscalização das unidades, a fim de instruir magistrados e servidores no exercício de suas funções.

Já passaram pelo processo de correição ordinária as Comarcas de Nova Venécia, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Montanha, Mucurici, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Marataízes, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Conceição do Castelo e Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Itapemirim, Alto Rio Novo, Mantenópolis, Anchieta, Iconha, Mimoso do Sul, Apiacá, Itarana, Itaguaçu e Domingos Martins.

Para o segundo semestre do ano, a CGJES prevê a instauração de correição ordinária em outras 71 unidades judiciárias. O cronograma contempla as Comarcas de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Piúma, Rio Novo do Sul, Barra de São Francisco, Pinheiros, Boa Esperança, Pedro Canário, Águia Branca e Presidente Kennedy.

A Corregedoria reafirma seu propósito, nesta gestão, de realizar correições com vistas a verificar eventuais problemas, fiscalizar o bom andamento dos serviços judiciais e extrajudiciais, orientar no sentido de aperfeiçoar a prestação jurisdicional e o atendimento ao público usuário dos serviços judiciários, sempre com o diálogo aberto a soluções consensuais, sugestões e reconhecimento das boas práticas constatadas nos trabalhos correcionais.

“O Poder Judiciário Capixaba é composto de excelentes magistrados e servidores dedicados, superando-se nas dificuldades por que passamos no momento. Mesmo sobrecarregados, desempenham suas atividades com dedicação e preocupação de bem servir aos jurisdicionados”, destacou o corregedor.

Vitória, 13 de julho de 2022