“Esperando por você” foi destaque no Profissão Repórter


Print Friendly, PDF & Email

A campanha Esperando Por Você, que incentiva a adoção tardia no Espírito Santo, foi destaque no dia 13/09/2017, no Profissão Repórter da Rede Globo. O programa mostrou histórias de jovens que estão há vários anos à espera da adoção no país.

Aqui no Estado, a equipe de reportagem acompanhou de perto o trabalho da Assessoria de Comunicação e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) no desenvolvimento do projeto de adoção tardia.

Pelo banco de dados da CEJA, hoje no estado, 110 crianças e adolescentes aguardam adoção. Desse total, 95 tem mais de 10 anos de idade, 14 tem entre 02 e 09 anos e apenas 01 tem menos de 02 anos. Na matéria, a técnica judiciária Isabely Mota fez uma busca no sistema que revelou que para um recém nascido existem mais de 900 interessados, enquanto que para um adolescente de 15 anos, não havia nenhum.

A campanha Esperando por Você surgiu para tentar mudar esse panorama. A juíza 2ª Vara da Infância e da Juventude da Serra, Janete Pantaleão Alves, explicou que o Estatuto da Criança e do Adolescente não proíbe a exibição dos jovens, desde que não seja negativa. “Nesse caso não é uma exposição negativa, é exposição boa, para que eles tenham voz e vez. E um rosto”.

E foi vendo um rostinho de 11 anos de idade nos vídeos, que o casal Adriana e Cícero se apaixonou: “Foi essa campanha de adoção tardia que nos inspirou a mudar de ideia e a querer uma criança mais velha. Quando a gente viu nosso filho na internet, a gente falou, vamos lá”! Hoje o casal já está com a guarda provisória da criança e vivem juntos há dois meses e meio.

Desde ontem à noite, quando o Profissão Repórter foi exibido, a equipe da Ceja já recebeu 367 emails de pessoas interessadas nos adolescentes do projeto. Os vídeos publicados no facebook do TJES, no site oficial do projeto e no youtube já alcançam mais de 100 mil visualizações. Assista aqui ao programa da TV Globo.

E desde que foi lançada, em maio deste ano, a campanha já contou com a participação de 24 crianças e adolescentes, através de fotos e vídeos. Vinte e um deles tiveram propostas de adoção, 03 já estão em processo de adoção e 04 em processo de aproximação com pretendentes.

Para conhecer melhor a campanha acesse www.esperandoporvoce.com.br.

Vitória, 14 de setembro de 2017

Informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | imprensa@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br