Seminário de Inteligência Artificial da Corregedoria Geral da Justiça lota auditório e levanta reflexões sobre os desafios da IA no Judiciário


Print Friendly, PDF & Email
Além de outras inúmeras ações, a IA consegue realizar tarefas para agilizar e aprimorar nossas rotinas profissionais e está em expansão no Poder Judiciário.
 

Em evolução e expansão em todo o mundo, a Inteligência Artificial (IA) é um avanço tecnológico tão relevante que está a cada dia mais integrado no nosso cotidiano sendo atualizada constantemente a todo momento. Além de outras inúmeras ações, a IA consegue realizar tarefas para agilizar e aprimorar nossas rotinas profissionais e está em plena expansão no Poder Judiciário. Esses foram algumas das reflexões levantadas na tarde desta sexta, 28/3, no Seminário Inteligência Artificial na Atividade Judicial e Extrajudicial promovido pela Corregedoria Geral da Justiça que agradeceu a todos os participantes que lotaram o auditório em sua sede na Enseada do Suá.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo Corregedor Geral, Desembargador Willian Silva que, em seguida, deu a palavra aos outros nobres membros da mesa como o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Samuel Meira Brasil Jr, o Presidente do TRE, Desembargador Carlos Simões Fonseca, o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Francisco Martínez Berdeal, o Diretor da Escola de Magistratura do ES (EMES), Desembargador Júlio César Costa de Oliveira, a Presidente da OAB-ES, Erica Neves e a Desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira.

Após as falas de abertura, todos assistiram à palestra “O Poder Judiciário e a Inteligência Artificial” realizada pelo Desembargador Pedro Valls Feu Rosa.

Em seguida, o Desembargador Luciano Rocha de Oliveira, promotor de justiça e integrante da Assessoria em Tecnologia e Sistemas do MP/ES, realizou a palestra “Inteligência Artificial e o Direito: Uma Perspectiva Prática para o Dia a Dia do Sistema de Justiça”.

O Sr Fernando Nascimento, vice-presidente do ONR, finalizou o evento às 17h, com a palestra “Inteligência Artificial no Extrajudicial: Transformação Digital e Inovação no Registro de Imóveis”.

 

Vitória 28 de março de 2025