A correição é uma inspeção, em que a Corregedoria observa tudo, desde questões estruturais, prediais até o atraso no julgamento de processos, a conduta dos juízes.
A solenidade de abertura dos trabalhos da Corregedoria Geral da Justiça aconteceu nesta segunda, 10/3, na Comarca de Anchieta, com um foco principal: dar início ao calendário de correições ordinárias presenciais do ano de 2025. O Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Willian Silva realizou o evento acompanhado dos juízes corregedores Ana Cláudia Rodrigues de Faria e Cássio Jorge Tristão Guedes. O prefeito municipal, Léo Português e outras autoridades locais também marcaram presença.
O que são as correições? Uma das funções da Corregedoria é fiscalizar as unidades judiciais e extrajudiciais no 1º grau. A correição é uma inspeção, em que a Corregedoria observa tudo, desde questões estruturais, prediais até o atraso no julgamento de processos, a conduta dos juízes, etc.
Para o desembargador Willian Silva, “as visitas presenciais são essenciais porque permitem uma visão mais humana e apurada das questões locais, viabilizando o diálogo direto com os magistrados, os servidores e, sobretudo, com a sociedade, verdadeiro destinatário de nossos serviços. A Corregedoria não deve ser parte do problema, mas da solução.”
Após um breve balanço das atividades correicionais do ano de 2024, o desembargador Willian Silva destacou os números positivos apresentados pela Comarca de Anchieta, de acordo com os dados prévios levantados. Segundo destacou o Corregedor-Geral da Justiça, “eventuais dificuldades devem sempre ser valoradas considerando as limitações em termos de recursos materiais e humanos.”
Compareceram à cerimônia, ainda, os magistrados titulares da 1ª e 2ª Varas de Anchieta, Marcelo Mattar Coutinho e Romilton Alves Vieira Júnior, além do juiz diretor do Foro de Piúma, Diego Ramirez Grigio Silva, do promotor de justiça Robson Sartório Cavalini e da presidente da subseção regional da OAB/ES, a advogada Mônica Silva Ferreira Goulart. Contando, ainda, com o suporte de servidores da Corregedoria, os trabalhos seguem até a sexta-feira, dia 14.
Vitória, 11 de março de 2025.