Corregedoria Geral da Justiça realizou reunião do colegiado da CEJA


Print Friendly, PDF & Email

No encontro foram habilitados processos de pretendentes estrangeiros a adoção e divulgadas as ações desenvolvidas pela comissão para alavancar adoções mais difíceis.

O Corregedor Geral da Justiça, desembargador Carlos Simões Fonseca, presidiu, na última sexta-feira (01/07), a reunião do colegiado da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA/ES), que é composto por juízes e representantes do Ministério Público e OAB. No encontro, foram habilitados três pretendentes estrangeiros à adoção e divulgadas as ações desenvolvidas pela comissão.

Entre elas, o projeto “Esperando por você”, que, desde 2017, vem promovendo a adoção de crianças e adolescentes, para os quais não foram localizados pretendentes nas buscas feitas nos cadastros estadual, nacional e internacional de adoção, seja em razão da idade, por pertencerem a grupos de irmãos, ou apresentarem alguma condição especial de saúde. O projeto, que conta com apoio da Assessoria de Imprensa e Comunicação do TJES, já ajudou 30 crianças e adolescentes a encontrarem novas famílias.

Desde o início, o projeto atingiu todo o Brasil e ultrapassou fronteiras. A CEJA/CGJ recebeu e-mails de pretendentes brasileiros de todo território nacional, bem como residentes em outros países como Japão, Espanha, Alemanha, EUA, Itália, Noruega, Tailândia, Inglaterra, Singapura e França, que tiveram acesso aos vídeos por meio da divulgação nas mídias sociais, jornais impressos e programas televisivos, como o Profissão Repórter da Rede Globo e um telejornal da TV Francesa, Canal France 2.

Os prêmios e homenagens recebidos pela CEJA/ES também foram destaque na reunião. Em 2014, a comissão recebeu o prêmio de Inovação – INOVES, pelo Sistema de Gerenciamento de Adoção e Acolhimento, que, reconhecido também pelo CNJ, se tornou o Sistema Nacional de Adoção, em 2019. Também em 2019, a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo concedeu homenagem à CEJA/ES pelo trabalho na área da adoção. E, neste ano de 2022, o “Esperando por Você” recebeu o prêmio “Adoção Tardia 2022” do Senado Federal, coroando o trabalho feito na Corregedoria Geral da Justiça em prol das crianças e adolescentes, especialmente daqueles em condição de maior risco e vulnerabilidade.

Estiveram presentes na reunião, as juízas Maria Ignez de Andrade Bermudes e Ednalva da Penha Binda, o juiz Marcos Antônio Barbosa de Souza, a promotora de Justiça Ana Lúcia Ivanesciuc de Vallim Braga, e as advogadas Arlete Uliana e Ivone Vilanova de Souza. E representando a CEJA/ES, o psicólogo e coordenador Helerson Elias Silva, as assistentes sociais Nathalia Pelegrini Mota Fernandes e Luciana Lacerda Mesquita Melo, a servidora Elaine Teixeira Daher e o estagiário Rodrigo Fornazier Campos Ribeiro.

Vitória, 04 de julho de 2022