Aplicativo do Escritório Social é tema do primeiro podcast Just Talk do ano

Mulher vestindo casaco branco e camisa bege olha sorrindo para frente.

A ferramenta reúne diversos serviços de cidadania para quem está saindo do sistema prisional.

Está no ar o primeiro episódio de 2022 do Just Talk, o Podcast do TJES, com o tema “Escritório Social Virtual, o aplicativo para ajudar quem está saindo das prisões a se reinserir na sociedade. Pela ferramenta, os egressos têm acesso aos serviços disponíveis a toda a população, cursos de profissionalização e chances de emprego. A ideia é que eles enxerguem novos caminhos, novas oportunidades.

A coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça, do CNJ,  Jackeline Freire Florêncio, explica que a plataforma traz um passo a passo para a retirada de documentos como carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e carteira de trabalho, essenciais para o exercício da cidadania. E para quem sai da prisão e não encontra uma família pronta para acolher, existem os serviços de apoio à alimentação, cuidados médicos e abrigo.

“Os primeiros meses após a saída dessas pessoas da prisão são os mais críticos, porque aparecem demandas como desemprego, falta de moradia e dificuldade de acesso à saúde. Então é um momento estratégico para que as políticas públicas possam se aproximar dessas pessoas, minimizar os danos sofridos pela ruptura no período dentro do sistema, além de quebrar ciclos de violência”, ressalta Jackeline.

Apesar do aplicativo ser nacional, foi customizado para realidade de cada estado. Aqui no ES é possível localizar os centros de abrigamento temporário, centros especializados para população em situação de rua, centros de atenção psicossocial, hospitais, além de serviços específicos na área de gênero e diversidade e apoio para as pessoas que fazem uso de álcool e outras substâncias.

Para quem deseja voltar a estudar, o aplicativo permite realizar diversos cursos gratuitos, com emissão de certificado. E conta com vídeos motivacionais de quem também já passou pela prisão e conseguiu  dar a volta por cima.

“Um dos principais problemas no retorno à liberdade é o estigma, o preconceito e a discriminação. Ver histórias de pessoas que também tiveram essa experiência mas se transformaram, promove vínculo, inspiração, conexão”, afirma Jackeline.

O app está disponível gratuitamente nas lojas virtuais do sistema Android e IOS.

O primeiro Escritório Social Físico do Brasil foi implantado  no ES há 5 anos. De lá pra cá, mais de 25 mil egressos já passaram pelas unidades do Centro de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. Com o aplicativo, espera-se que o atendimento seja ainda melhor e mais amplo.

Ouça aqui o podcast na íntegra: https://anchor.fm/tjesoficial/episodes/61–Aplicativo-Escritrio-Social-e1d7n3r

Macrodesafio: Garantia dos Direitos Fundamentais.

Vitória, 21 de janeiro de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tspenedo@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br