Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário participam de evento sobre socioeducação

Também participaram do evento os profissionais do Iases e dos Creas.

O Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) realizou, na tarde desta sexta-feira, 27/10, um evento sobre socioeducação. Durante o encontro, que aconteceu no Salão Pleno do Tribunal de Justiça (TJES), foi feita uma reflexão sobre o tema “Socioeducação em debate: percurso e contribuições das equipes técnicas judiciárias”.

Assistentes sociais e psicólogos do Poder Judiciário Estadual, profissionais do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), e estudantes de graduação participaram do encontro.

Além de apresentar e analisar as políticas públicas de socioeducação no Espírito Santo, o evento também teve como objetivo promover a articulação e o trabalho em rede, compartilhar experiências exitosas e identificar as particularidades das equipes técnicas judiciárias na área da socioeducação.

A programação do encontro teve início com uma mesa redonda sobre as atribuições das equipes técnicas judiciárias, com a participação do juiz coordenador das Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Vladson Couto Bittencourt, da psicóloga da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória Fernanda Pinheiro de Oliveira Rubim, e da assistente social da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Serra, Isabel Cristina Santos.

O juiz Vladson Bittencourt lembrou dos avanços para área após a edição do Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), na década de 1990, e dos muitos desafios que ainda precisam ser superados. O magistrado explicou que a publicação do Ecriad trouxe uma série de mudanças, como as novas terminologias “socioeducação” e “adolescente em conflitos com a lei”, mas, que ainda são necessárias mais políticas públicas.

Em seguida, o psicólogo da Prefeitura Municipal de Cariacica, Clésio de Oliveira Venâncio, e o gerente da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Alcides Felício, apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Executivo.

A apresentação foi mediada pela psicóloga Sabrina Ribeiro, que possui experiência em programas de execução de medidas socioeducativas em meio aberto e é mestranda no Programa de Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Vitória, 27 de outubro de 2017

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br