1ª Câmara Cível do TJES faz homenagem ao desembargador Annibal de Rezende Lima

1ª Câmara Cível do TJES.

O desembargador, que se aposenta na próxima semana, também será homenageado pelo Tribunal Pleno na próxima quinta-feira, 18.

O desembargador Annibal de Rezende Lima, que deixa o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) na próxima semana, em razão de sua aposentadoria, recebeu, na tarde desta terça-feira (16), uma homenagem da 1ª Câmara Cível, a qual presidiu por mais de 20 anos.

A sessão foi conduzida pela desembargadora Janete Vargas Simões, que enalteceu as qualidades do desembargador Annibal: “um ser humano gentil, discreto, afável, pacificador e capaz de colocar as palavras certas em cada situação, dispensando a todos tratamento respeitoso e atencioso”.

Janete Vargas.

“O extraordinário legado deixado por vossa excelência na vida pública é de conhecimento, equilíbrio, respeito, simplicidade, sensibilidade, de agir com o coração, conquistando a admiração de seus pares, servidores, operadores do Direito e jurisdicionados”, ressaltou a desembargadora Janete, ao lembrar que o homenageado tomou posse como desembargador em 1998 e desde então exerceu a magistratura com transparência, dedicação, cortesia e independência, assumindo todos os cargos da administração do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral.

Demais integrantes da Câmara, o desembargador Ewerton Schwab Pinto Júnior e a desembargadora Marianne Júdice de Mattos, assim como o desembargador Júlio Cesar Costa de Oliveira, que participou de forma remota, também prestaram suas homenagens ao desembargador Annibal de Rezende Lima.

Ainda fizeram questão de participar da sessão os magistrados Aldary Nunes Junior, Lyrio Regis Lyrio e Anselmo Laghi Laranja (de forma remota), que substituíram o desembargador Annibal por diversas vezes no Tribunal de Justiça.

Em nome das servidoras e dos servidores do Gabinete, Armando Araújo Mota Coelho, falou sobre o privilégio que foi trabalhar com o desembargador Rezende Lima nos últimos anos, especialmente por seu exemplo de vida, tanto na área profissional como pessoal.

Armando Araújo Mota.

“No campo profissional, pudemos ver, no dia a dia, o comprometimento dele com o valor da justiça, a preocupação com as decisões, com a consequência para as partes, o equilíbrio, a ponderação, os valores que o desembargador sempre guardou para si, trouxe para nós e sempre refletiu isso com a assessoria. E no âmbito pessoal, pudemos ter também um grande ensino, um grande exemplo de vida, porque a gentileza do desembargador, sempre ponderado em suas palavras, sempre gentil, com temperança, nos marcou grandemente nesses anos e nós trazemos esse valor para a vida”, confidenciou o servidor.

Lanussy Pimentel.

Lanussy Pimentel de Rezende, secretário da 1ª Câmara Cível, também deu seu testemunho da conduta íntegra e do compromisso inabalável do desembargador Annibal com a justiça: “É com imensa satisfação que hoje, em nome dos servidores da Egrégia 1ª Câmara Cível, presto essa singela homenagem ao desembargador Annibal, que durante anos dedicou a sua vida à nobre missão de promover a justiça e o bem-estar da sociedade”.

O procurador do Ministério Público estadual José Cláudio Pimenta, o procurador do Estado Jasson Ibner Amaral e o advogado Antônio Augusto Genelhu, amigo pessoal do desembargador Annibal, foram convidados a se manifestarem e desejaram muitas felicidades ao homenageado junto a sua família nesse novo ciclo que se inicia.

Jasson Ibner.

“O desembargador Annibal é um exemplo de polidez e gentileza. Todas as conversas com ele nos proporcionaram, enquanto procuradores do estado, enquanto advogados, ensinamentos que sempre ultrapassaram as fronteiras daquilo que é estritamente jurídico, ensinamentos de valores éticos, e, certamente, isso marca de forma indelével a trajetória do desembargador Annibal no meio jurídico capixaba”, enfatizou o procurador Jasson Ibner.

Antônio Augusto.

“Para mim, é muito difícil saber que agora, no encerramento desse ciclo, eu venho aqui muito emocionado, mas muito honrado também, dizer da tristeza que a magistratura sente e vai sentir com a saída do desembargador Annibal, não tenho dúvida disso, porque ele acrescentou muito para esse Tribunal, serviu de paradigma e vai servir de paradigma para esses novos juízes que estão iniciando nesta maravilhosa carreira. E tenho certeza que ele será citado como exemplo, porque ele foi um grande juiz. Que ele sirva de exemplo para todos os novos juízes que estão vindo aí. Que ele desfrute com saúde, com felicidade ao lado da sua família, do que podemos dizer um prêmio, por tão longo tempo de carreira dedicada à magistratura e ao serviço público”, destacou o advogado Genelhu.

Vitória, 16 de abril de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES