Profissionais que atuam em acolhimentos recebem capacitação

Janete Pantaleao Curso 280

A juíza Coordenadora das Varas da Infância e da Juventude, Janete Pantaleão, destacou importância do educador na reintegração da criança.

Janete Pantaleao Curso 400

Profissionais que atuam em abrigos do município da Serra participaram do Curso de Formação para Educador Social das Instituições de Acolhimento – Bem Formar para Bem Cuidar. Na aula desta terça-feira (06), a juíza Coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Janete Pantaleão, abordou os temas: “Destituição do Poder Familiar”, “Processos de Adoção Nacional e Internacional” e “Reintegração Familiar”.  

A magistrada mostrou aos participantes como é importante qualificar o sistema de acolhimento: “Educadores Sociais quando bem treinados auxiliam o juiz no processo tanto de reintegração familiar da criança que temporariamente perdeu a proteção do seu lar natural quanto na integração dessa criança em um lar substituto, caso seja destituída do poder familiar”.     

A juíza também enfatizou que uma criança, quando institucionalizada, não pode perder o acesso à vida comunitária. Pelo contrário, deve ir à escola e participar das questões da comunidade onde está inserido o abrigo. “Se o educador social tiver o conhecimento, não só técnico-jurídico, mas social-psicológico, vai facilitar a convivência da criança na escola e automaticamente na comunidade”. 

De acordo com a coordenadora do projeto, Galdene dos Santos, a ideia de capacitar os profissionais surgiu em 2010, quando a equipe técnica do Lar Batista entrou em contato com outros abrigos e identificou problemas semelhantes, como a rotatividade de educadores e dificuldades de trabalhar com crianças.

O objetivo do curso “Bem Formar para Bem Cuidar” é reformular as atuais práticas das instituições, capacitar pessoas que já atuam e as que querem atuar com crianças e adolescentes em situação de acolhimento. A ação é promovida pela instituição Lar Batista e conta com a supervisão da Vara da Infância e da Juventude da Serra. 

O curso teve início no mês de março e segue até junho na biblioteca de Valparaíso na Serra.  Para o educador social Washington Luiz Alvarenga, as aulas são valiosas: “Estamos aprendendo sobre normas técnicas e como deve ser o tratamento com a criança e com as famílias. O curso está abrindo novos horizontes”.

 

 

Vitória, 06 de maio de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Tais Valle e Jessica Santos

e-mail: tsvalle@tjes.jus.br“>tsvalle@tjes.jus.br  / jcsantos@tjes.jus.br“>jcsantos@tjes.jus.br

Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

 

 

Andréa Resende

Assessora de Comunicação do TJES

Tel.: (27) 3334-2261

imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br