Desembargador Fernando Bravin participa do 9º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais

Ouvidores Judiciais reunidos no TJRS.

Ouvidor do TJES se reúne com representantes de mais 37 ouvidorias judiciais nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/10) em evento destinado ao intercâmbio de iniciativas.

O ouvidor do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy, está em Porto Alegre (RS), participando, nesta quarta e quinta-feira (04 e 05/10), do 9º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais, o COJUD.

Fernando Estevam Bravin Ruy.

O evento, que é coordenado pelo presidente do COJUD, desembargador Altair de Lemos Júnior, ouvidor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), reúne ouvidores e representantes de 38 ouvidorias judiciais, englobando Tribunais Estaduais, Federais e Militares, no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, do TJRS, e se destina a troca de ideias e experiências, debates e apresentações de boas práticas entre as Ouvidorias.

A abertura do evento foi realizada na manhã desta quarta-feira, pela presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e contou com palestra do conselheiro ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fernando Bandeira de Mello, que falou sobre as ouvidorias judiciais e a relação com o CNJ.

O conselheiro afirmou que a relação do CNJ com as Ouvidorias Judiciais é de parceria e que pode ser aprimorada. Nesse sentido, um grupo de trabalho foi criado pela ministra Rosa Weber para estudar a criação de um sistema integrado entre os órgãos, de modo a aperfeiçoar a comunicação e os fluxos de trabalho. O ouvidor-geral comentou sobre a importância de ampliação das estruturas materiais e de recursos humanos das Ouvidorias Judiciais, e enfatizou especialmente a garantia de independência e autonomia dos ouvidores.

Em seguida, os participantes puderam assistir, ainda, a uma apresentação do desembargador aposentado Moacyr Lobato de Campos Filho, ex-ouvidor do TJMG, que falou sobre o tema: “Ouvidorias Judiciais e a sociedade em rede: desafios e oportunidades” e, no final da manhã, da inauguração das novas instalações da Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

O 9º COJUD prevê, ainda, mais duas palestras nesta quarta-feira (04) e terá continuidade na próxima quinta-feira (05), quando acontece a Assembleia Geral do COJUD, a eleição e posse da nova Diretoria Executiva e, ainda, apresentação de temas relevantes e boas práticas das Ouvidorias Judiciais. O encerramento do evento está previsto para as 17h.

O COJUD foi fundado em 2015, na cidade de Fortaleza (CE). É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, integrada por magistrados e magistradas dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Militares que estiverem exercendo o cargo de ouvidor, bem como por sua comissão executiva, com o intuito de discutir a consolidação e futuro das Ouvidorias Judiciais e fomentar a troca de experiências entre participantes. Tem como atual presidente o desembargador Altair de Lemos Júnior, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Ouvidores Judiciais posam para foto durante o 9º COJUD do TJRS.

Macrodesafios:

  • Garantia dos direitos fundamentais
  • Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a Sociedade
  • Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

Vitória, 04 de outubro de 2023

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira (com informações do TJRS) | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

foto: Eduardo Nichele/DICOM-TJRS