Esforço conjunto para reorganizar fóruns do ES

Foruns chuvas 280

Servidores de Itarana e Itaguaçu são exemplos de solidariedade após as fortes chuvas que atingiram o Estado no fim do ano passado.

Foruns chuvas 400Na última terça-feira (21), o Fórum de Itaguaçu reabriu as portas à população após os prejuízos causados pela inundação ocorrida no final de dezembro do ano passado. A equipe de reportagem da TV Justiça ES registrou o retorno das atividades em Itaguaçu e Itarana e ouviu depoimentos de servidores que fizeram a diferença.

As margens do rio Santa Joana em Itarana ainda apresentam os vestígios da destruição: restos de móveis, muros, lixo. Ao lado, está localizado o Fórum São Vicente de Sá, que sofreu alagamentos e ficou fechado do dia 23 de dezembro ao dia 10 de janeiro. A água atingiu 50 centímetros de altura, destruindo móveis e documentos. Desde o dia 02 de janeiro, o salão do júri cedeu espaço para a recuperação de autos de processos arquivados que ficaram cobertos de lama. A secretária de gestão do Fórum, Kátia Helena Cancian, contou que todos os servidores e colaboradores abriram mão do recesso judiciário e se envolveram na limpeza do local. Hoje o atendimento ao público está normalizado. A contadoria já protocolizou petições, cartas precatórias e habeas corpus. A vara única está com cerca de 1.549 processos em andamento.

Ao seguir para a cidade vizinha de Itaguaçu, a equipe de reportagem se deparou com um deslizamento de terra na estrada. Os moradores da região contam que todos os dias são surpreendidos por uma barreira que cai. Durante as chuvas, o Fórum Des. Getúlio Serrano ficou sem energia elétrica e comunicação. Diversos livros e 8 mil processos arquivados ficaram cobertos de lama. Foi preciso abrir um buraco na parede da cela para escoar a água da sala de arquivos, que chegou a um metro e meio de altura.

Na tarde desta terça-feira (21), o Fórum reabriu as portas, graças ao esforço conjunto de servidores. A analista Soraya Epifânio Pereira trabalha há 25 anos no Judiciário e teve sua casa alagada. No entanto, dividiu o tempo entre a família e a organização do ambiente de trabalho. Outro exemplo de companheirismo é Rafael Caetano Casotti, estagiário do Ministério Público que, em pleno Natal, ajudou os colegas do Fórum a recuperar documentos. De acordo com a secretária de gestão do Fórum, Brígida Fraga Sad, os servidores trocaram o terno e as roupas de trabalho por vestimentas adequadas à limpeza.

O diretor do Fórum, juiz José Rodrigues Pinheiro, afirmou que a dedicação dos servidores foi muito importante para minimizar os prejuízos causados pelas chuvas. A prioridade agora é a recuperação de processos e a higienização do local. As atividades individuais foram substituídas pelo trabalho conjunto, e, dessa forma, 312 processos ativos já estão sendo recuperados. A solidariedade é o sentimento que move.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Bizzotto, reconheceu o empenho dos juízes e servidores e afirmou que o esforço foi uma verdadeira prova de amor pelo Poder Judiciário.

Confira a reportagem da TV Justiça clicando aqui.

Vitória, 22 de janeiro de 2014

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto e foto: Tais Valle tsvalle@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261/ 98892 9828
imprensa@tjes.jus.br