Morre a desembargadora Catharina Barcellos, ex-vice presidente do TJES

Desembargadora Catharina Novaes Barcellos, falecida no dia 13 de junho de 2019.

A magistrada foi a primeira mulher a ocupar o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

A magistrada Catharina Maria Novaes Barcellos, primeira mulher a ocupar o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), faleceu nesta quinta-feira (13), em São Paulo. A desembargadora havia se aposentado em abril de 2015, quando ocupava o cargo de vice-presidente da Corte.

Durante a sessão do Tribunal Pleno, realizada na tarde desta quinta-feira (13), o desembargador Annibal de Rezende Lima, em nome dos demais membros da Corte, registrou o falecimento da desembargadora Catharina Maria Novaes Barcellos, e ressaltou que ela foi uma das figuras mais impressionantes com as quais conviveu ao longo de sua existência.

O desembargador Annibal destacou que a desembargadora Catharina teve uma notável vida profissional, e apesar dos dramas que enfrentou, foi uma juíza dedicada, competente, séria e honrou, sem dúvida, a magistratura capixaba, de modo especial o Tribunal de Justiça.

“Foi ela uma das primeiras magistradas do Espírito Santo, foi a que primeiro exerceu o cargo de desembargadora desta Corte, na condição de titular. Além disso, a desembargadora Catharina exerceu, nesta Corte, as funções de vice-corregedora geral de Justiça, biênio 2010 a 2011, reconduzida no biênio 2012 e 2013. Exerceu também, no ano seguinte de 2014 e até aposentar-se, as funções de vice-presidente deste Tribunal de Justiça”, relatou.

O subprocurador geral de Justiça, Josemar Moreira, representante do Ministério Público Estadual (MPES), também lamentou a morte da magistrada e lembrou que teve a honra de trabalhar com a desembargadora Catharina em Cachoeiro de Itapemirim e em uma das Varas Criminais do Juízo de Vitória, enquanto promotor de Justiça.

A magistrada chegou ao Palácio da Justiça em 2005 e aposentou-se abril em 2015, quando foi agraciada com a Comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário, pelo notável desempenho ao longo dos 32 anos de carreira jurídica e pelo carinho e consideração aos juízes capixabas.

Em sua despedida do Tribunal de Justiça, a desembargadora contou que era uma pessoa realizada. “Guardo a certeza do dever cumprido. Ofereci ao meu semelhante aquilo que desejei para mim: um mundo justo e equânime. A todos o meu mais profundo obrigada”, agradeceu a desembargadora, ao final da homenagem. Para assistir o vídeo na íntegra, clique aqui.

A desembargadora Catharina deixa filhos e netos.

O velório da magistrada será realizado a partir das 15h desta sexta-feira (14), no Cemitério Parque do IBC, em Cachoeiro de Itapemirim e o sepultamento, no sábado (15), no Cemitério Municipal Coronel Borges, também em Cachoeiro.

Durante a sessão do Tribunal Pleno, os desembargadores também lamentaram a morte de Ângela Vellozo Taddei, esposa do desembargador aposentado Rômulo Taddei, que ocorreu nesta manhã; e da servidora aposentada Terezinha Laghi Laranja, falecida na última sexta-feira, e que por 42 anos se dedicou ao Poder Judiciário Estadual.

Vitória, 13 de junho de 2019

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br